Tipos de manga: Saiba as características de sabor e nutrientes dessa fruta!
Quando entramos nas feiras, supermercados e hortifrutis, encontramos uma incrível variedade de mangas dispostas nas prateleiras. E, com tantos tipos da fruta, no Brasil, destacamos cinco principais: Kent, Palmer, Tommy Atkins, Rosa e Espada. Extremamente saborosas e nutritivas, cada estilo possui algumas pequenas peculiaridades, principalmente em suas composições nutricionais, que merecem destaques especiais. Confira as diferenças e veja os benefícios dos tipos de manga.
Chamada de “rainha das frutas”, por seu sabor e suculência, a manga é originária da Índia, mas faz tempo que se tornou popular em todo o mundo. Muito versátil, ela pode ser consumida das mais diversas formas, principalmente crua, em saladas ou sucos. Fonte de importantes nutrientes, o seu consumo está relacionado a diversos benefícios à saúde, como na redução do colesterol, na melhora do sistema imunológico e, até mesmo, no combate ao diabetes, controlando os índices glicêmicos no sangue. Segundo a nutricionista Mariane Valpassos, em relação aos tipos da frutas, apesar das diferenças serem pequenas, cada uma possui aspectos especiais:
“Existem diversos tipos de mangas, mas no Brasil algumas são mais comuns como: Kent, Palmer, Tommy Atkins e Rosa. A diferença entre elas está na coloração, sabor, fibra e a polpa doce”, destaca a profissional que separou algumas peculiaridades desses tipos citados. Confira!
5 tipos de manga e suas características
1 – Kent: Uma das mais caras mangas encontradas no Brasil, ela possui um fruto grande, muito polpa e sabor adocicado. Pode ser consumida em sua forma natural acrescidas em saladas de folhas ou frutas ou em sucos.
2 – Palmer: Também é uma ótima opção, muito encontrada nos hortifrutis e supermercados. “O caroço é menor e a polpa representa aproximadamente 72% do fruto”, ressalta a Dra. Mariane. A palmer possui a casca com coloração avermelhada e sua polpa amarela, além de ser extremamente doce e não apresentar fibras.
3 – Tommy Atkins: É a mais encontrada no Brasil, porém tem teor médio de fibras e menos doce. “É mais resistente e apresenta maior vida de prateleira”, explica a nutricionista. Esse tipo de manga é muito utilizada para a produção de sucos e sorvetes da fruta, além de ser a mais disponibilizada nos supermercados.
4 – Rosa: Muito encontrada no nordeste do país, a manga rosa é mais indicada para fazer suco por ser bastante fibrosa. Ela possui uma forma mais arredondada, se comparada às outras e um sabor delicioso.
5 – Espada: Assim como a manga Tommy, a espada é uma das mais conhecidas e encontradas no Brasil, apesar de ter a sua produção apenas duas vezes no ano. Também possui uma polpa fibrosa, seu formado é um pouco mais alongado, se comparado às outras e a cor predominante da casca é verde.
O consumo de manga combate a anemia
Dentre as grandezas nutricionais da manga, podemos destacar a presença dos minerais: ferro, cobre, magnésio e cálcio, que se unem em prol do bem-estar do nosso organismo. Além disso, também podemos encontrar a vitamina C na fruta, que facilita a absorção do ferro, tornando a manga uma fruta essencial para a prevenção da anemia, já que a união desses nutrientes promovem a biodisponibilidade, prevenindo a doença.
Outro grande benefício da manga é que, com grande quantidade de fibras, a fruta colabora com a redução dos níveis de colesterol “ruim”, o LDL e ajuda no processo digestivo dos alimentos, facilitando o trânsito intestinal. Além disso, a manga é um alimento alcalino que ajuda a diminuir a acidez no estômago, ajudando a combater a indigestão.