Outra dica importante é montar um bom mecanismo para estender as roupas sem ocupar muito espaço na lavanderia. Para isso, a melhor dica é recorrer ao varal de teto, que fica suspenso no ambiente. As roupas ficam penduradas no alto e, assim, você não precisa ocupar espaço com um varal de piso comum.
Agora, uma dica para garantir a segurança, especialmente em lares com crianças: guarde os produtos de limpeza sempre em armários altos, fora do alcance dos pequenos. Armários mais altos também ajudam a manter a organização e o visual da área de serviço mais limpo e arrumado.
Guardar os produtos após o uso vale para a lavanderia, mas também é válido na hora da faxina: adote o hábito de guardar os produtos de limpeza imediatamente após o uso. Assim, você vence a procrastinação, evita a desordem e garante que os produtos sempre estarão onde você costuma deixar. Antes de guardar, porém, sempre vale mais um lembrete: certifique-se de que as tampas e embalagens estão bem rosqueadas ou presas.
Algumas pessoas têm o hábito de usar copos ou colheres de cozinha para medir produtos de limpeza. No entanto, o melhor conselho é fugir dessa ideia: nunca armazene produtos de limpeza junto com itens de cozinha. Além de evitar contaminações, essa prática ajuda a manter a organização. Por isso, nossa dica é utilizar armários ou prateleiras diferentes para cada tipo de item. Se possível, inclusive, fora da cozinha.
Quer facilitar mais a rotina de limpeza? Então, mantenha os produtos que você mais utiliza sempre à mão para facilitar o acesso e agilizar a faxina. Produtos como detergentes, desinfetantes e panos de limpeza, por exemplo, podem ficar em prateleiras ou armários de fácil acesso. Vassouras e pás também são itens que podem ficar por perto!
Organize os produtos de limpeza por categorias de acordo com a área onde serão utilizados. Por exemplo, agrupe produtos para banheiro, cozinha, lavanderia, etc. Isso facilita a localização e o uso dos produtos na área correta.
Para uma organização ainda melhor, separe os produtos de acordo com categorias específicas, como desinfetantes, detergentes, limpadores de vidro, entre outros. Utilize caixas ou cestos etiquetados para agrupar produtos similares.
Etiquetas são ótimas aliadas na organização. Utilize etiquetas para identificar cada categoria de produtos de limpeza. Isso facilita a visualização e o acesso rápido aos produtos necessários.
Mantenha os utensílios descartáveis, como luvas, esponjas e panos de limpeza, organizados em um único lugar. Use caixas ou cestos para agrupar esses itens, facilitando o acesso e evitando a desordem.