4 motivos para usar passata de tomate nas suas receitas em casa
Você sabe o que é passata de tomate? Encontrada no mercado, geralmente, em garrafas de vidro, ela se diferencia do molho de tomate mais conhecido por ser apenas o resultado de tomates sem casca e sem sementes espremidos. Mesmo que ela seja natural e saudável, ainda assim, poucas pessoas conhecem seus benefícios e as vantagens de usar o molho de tomate passata nas diferentes receitas do dia a dia. Para isso mudar, veja, aqui embaixo, por que vale a pena apostar nela na hora de cozinhar.
Passata de tomate: como usar?
Uma das principais vantagens da passata de tomates é que ela pode ser usada de forma prática, não importa o que você queira cozinhar. O preparo básico desse tipo de molho consiste em colocar na panela, aquecer e finalizar como você preferir e da forma necessária dependendo do prato a ser preparado. Ou seja: é bem rápido e fácil.
1. Passata de tomate te dá autonomia para temperar a gosto
Além de ter um passo a passo bem prático, o molho de tomate passata também pode ter o sabor ajustável. Isso acontece porque, durante o preparo, é possível usar diferentes tipos de temperos de acordo com o seu gosto. Para um molho simples de macarrão, por exemplo, alho, sal e pimenta do reino podem ser suficientes, mas também é possível incrementar com ervas finas (desidratadas ou frescas) e outros tipos de condimentos naturais.
2. Como não tem conservantes, a passata de tomates é mais saudável
Pensando no que é mais vantajoso para o organismo, a passata de tomate sai na frente dos outros tipos de molho porque não conta com conservantes ou outros aditivos no processo de fabricação. Isso também significa que ela tem um tempo de validade mais curto, ou seja: é necessário ter cuidado com o armazenamento e checar a data de expiração na hora de comprar. Mesmo com os cuidados adicionais, a troca vale a pena.
3. Ela pode ser a opção ideal para cozinhar na falta de tomates maduros
Por não ter conservantes adicionados durante a fabricação, a passata de tomate já é uma boa opção para substituir o fruto no dia a dia. Porém, quando você precisa preparar um prato específico e não consegue encontrar tomates maduros, ela pode ser especialmente necessária. Além de garantir o sabor característico dos tomates ao prato, a passata ainda é mais prática de usar – já que você não precisa cortar.
4. A passata de tomate deixa os preparos de molhos mais práticos e rápidos
Como o molho de tomate passata entrega os tomates espremidos, ele garante mais uma vantagem para quem deseja preparar molhos do zero. Enquanto a receita tradicional pede que você pique os tomates e os cozinhe junto de outros ingredientes para garantir o resultado desejado, com a passata tudo o que você vai precisar fazer é adicionar o conteúdo do vidro, temperar e esperar ela cozinhar um pouco para dar o ponto ideal para consumo. O molho de macarrão feito com a passata pode, inclusive, ser preparado enquanto a massa cozinha – é possível que os dois fiquem prontos ao mesmo tempo.