4 receitas fitness simples e baratas para ter uma dieta mais saudável
Ao contrário do que muita gente pensa, é possível sim ter uma dieta fitness (com pouca gordura e vegetais variados) de forma prática e sem gastar muito. Apesar de existir um imaginário de que comida saudável é mais cara, não é nada difícil montar um cardápio natural mais em conta – basta escolher os ingredientes certos, dar preferência aos vegetais da estação e ter criatividade na hora do preparo! Para te ajudar nesse quesito, nós separamos 4 sugestões de receitas fitness simples e baratas para preparar no dia a dia. Confira!
1. Panqueca fitness de banana com cacau
Que tal preparar uma panqueca fitness usando farinha de aveia e ingredientes naturais? A combinação de banana com cacau, por exemplo, é uma das mais saborosas e pode ser servida tanto no café da manhã quanto no lanche da tarde. Essa mistura é rica em triptofano (aminoácido precursor da serotonina), em minerais como potássio, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas que fortalecem a imunidade. Vale a pena experimentar!
Ingredientes
– 1 banana amassada
– 1 ovo
– 1 colher de sopa de farinha de aveia
– ½ colher de sopa de cacau em pó
– 1 colher de sobremesa de mel
– Canela em pó a gosto
– Óleo de coco sem gosto para fritar
– 1 banana cortada em rodelas
Para preparar, comece colocando a banana amassada em um recipiente, acrescente o ovo e misture bem. Em seguida, adicione a farinha de aveia e misture até que ela fique bem incorporada. Acrescente o cacau em pó e o mel e mexa novamente, até que o cacau dissolva completamente. Para finalizar, você pode adicionar um pouco de canela em pó a gosto e misturar. Em uma frigideira antiaderente, despeje um pouco do óleo de coco e espalhe. Coloque-a no fogo baixo, despeje a massa e deixe fritar os dois lados. Por fim, sirva em um prato, jogue a banana cortada em rodelas por cima e prontinho! O resultado é uma panqueca fitness e saborosa que ajuda a matar a vontade de comer doce.
2. Omelete de atum e temperos
Quer alternativa mais simples, nutritiva e barata que a clássica omelete de atum? Esse tipo de receita é bem simples de preparar e pode ser servida em diferentes momentos do dia – no café da manhã, lanche ou até mesmo como acompanhamento no almoço. O ovo e o atum combinados fornecem nutrientes importantes – como proteínas, vitaminas A, do complexo B, D, magnésio, potássio e ômega 3. Então não deixe de experimentar!
Ingredientes
– 3 ovos
– 1 colher de sopa de requeijão light
– 1 lata de atum
– Cheiro-verde picado a gosto
– Pimenta-do-reino moída e sal a gosto
– Azeite para fritar
Para começar, bata os ovos em um prato, adicione o requeijão e misture bem. Em seguida, adicione o atum e o cheiro-verde a gosto e mexa novamente, até que fique mais homogêneo. Adicione o sal e a pimenta a gosto para finalizar, misture e, então, é só fritar! Use uma frigideira antiaderente, coloque um pouco de azeite e deixe a omelete fritar bem dos dois lados. Sirva com mais cheiro-verde picado por cima e prontinho!
3. Espaguete de abobrinha
Você sabia que é possível preparar uma receita de macarrão fit usando apenas abobrinha, tomate e alguns temperos? Essa é uma ótima alternativa para quem quer reduzir o consumo de carboidratos e ao mesmo tempo inovar na cozinha. O espaguete de abobrinha é bem nutritivo, leve e funciona como ótima opção de janta.
Ingredientes
– 4 abobrinhas
– 3 dentes de alho picados
– Azeite para refogar
– 1 bandeja de tomate-cereja Taeq (250 g)
– Manjericão picado a gosto
– Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
– Muçarela ralada a gosto
Primeiro, você deve lavar bem as abobrinhas e, então, usar um cortador de legumes em espiral para fatiá-las já no formato de espaguete. Caso você não tenha esse utensílio, basta usar uma faca para cortar na espessura de macarrão que preferir. Depois, transfira as abobrinhas já fatiadas para uma panela de água fervente com um pouco de sal e espere 2 minutos. Escorra, transfira-as para uma bacia com água gelada (para interromper o cozimento) e, então, deixe-as no escorredor.
Em uma frigideira, coloque um fio de azeite, o alho picado e refogue até dourar. Adicione os tomates-cereja cortados ao meio, as folhas de manjericão picadas e misture por mais uns minutos. Depois, incorpore o espaguete de abobrinha, incremente com a pimenta e um pouco mais de sal, se julgar necessário. Por fim, jogue a muçarela ralada por cima e tampe a panela para que ela derreta. Prontinho!
4. Chips de cenoura e batata-doce
Nutritivos, baratos e fáceis de preparar, os chips de legumes (como os de cenoura e batata-doce) também podem fazer parte do seu cardápio fitness. A melhor parte desse tipo de lanche é que ele é bem prático de levar na bolsa e também é supersaudável. A combinação de cenoura com batata-doce é rica em fibras, vitamina A e minerais importantes que garantem equilíbrio para o organismo. Experimente preparar essa receita!
Ingredientes
– 2 cenouras
– 2 batatas-doces
– Orégano a gosto
– Azeite a gosto
– Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Primeiro, você deve lavar bem as cenouras e as batatas. Em seguida, seque-as e corte-as em fatias bem finas (o ideal é que você não descarte as cascas para ganhar em termos nutricionais). Disponha os ingredientes em uma vasilha, adicione todos os temperos (azeite, orégano, pimenta e sal) e misture bem.
Transfira tudo para uma assadeira untada com um pouco de azeite (mantendo os chips bem separados) e, então, leve para assar no forno preaquecido a 220°C por cerca de 40 minutos, lembrando de revolver os chips na metade do tempo. Se julgar necessário, você pode deixar os chips assando ainda mais, até que fiquem mais dourados e crocantes.