5 benefícios do grão de bico e ideias de receitas com o ingrediente
O grão-de-bico é uma leguminosa, assim como os diferentes tipos de feijão. Rico em proteínas, ele faz muito sucesso entre os adeptos das dietas vegana e vegetariana, mas também é uma opção saudável em outros casos. Mais uma vantagem é sua versatilidade: as receitas com grão-de-bico vão de saladas à pastas, passando por hambúrgueres e snacks, ou seja: é bem fácil de ser incluído na sua rotina alimentar. Conheça, aqui embaixo, alguns benefícios do grão-de-bico e veja como ele pode fazer parte do seu dia a dia!
1. O grão-de-bico ajuda na construção dos músculos
Quem mantém uma regularidade de treinos com a intenção de aumentar a massa muscular sabe que alimentos ricos em proteínas são essenciais para esse processo. É o caso do grão-de-bico: depois do consumo, ele oferece ao organismo uma grande quantidade de aminoácidos. Junto de uma dieta equilibrada e dos exercícios de musculação, ele pode potencializar o ganho de massa magra. Ou seja: você pode apostar na leguminosa depois do treino para ajudar na reconstrução muscular e mantê-la na rotina em lanches ou nas refeições principais.
2. Um dos benefícios do grão-de-bico é melhorar o funcionamento do intestino
Além de contar com uma boa quantidade de proteínas, o grão-de-bico também é rico em fibras. Ou seja: ele melhora o funcionamento do intestino e, por isso, é uma boa opção na rotina de quem tem prisão de ventre. Isso acontece porque as fibras estimulam o trânsito intestinal e potencializam o movimento do bolo fecal – principalmente se consumidas por quem bebe bastante água ao longo do dia.
3. Melhorar a saúde dos ossos e prevenir anemias estão entre os benefícios do grão de bico
Os minerais de sua composição também podem ser considerados na lista de benefícios do grão-de-bico. Ele é rico em cálcio, fósforo e magnésio, conhecidos pela ação positiva na saúde dos ossos e dos dentes. Além disso, o grão-de-bico previne anemias graças à possibilidade de repor fosfato e ferro ao organismo – componentes essenciais para a formação das células sanguíneas.
4. Receitas com grão de bico podem fortalecer o sistema imunológico
Outro ponto positivo das receitas com grão-de-bico é a grande quantidade de antioxidantes como o zinco e a vitamina E em sua composição. No organismo, eles atuam fortalecendo o sistema imunológico, ou seja: podem evitar uma série de doenças e, também, acelerar o processo de recuperação delas.
5. O grão-de-bico controla os níveis de gordura e glicose no sangue
O controle da função intestinal não é o único benefício das fibras vegetais do grão-de-bico. No processo de digestão, elas absorvem o excesso de gordura ingerido e o descartam por meio das fezes, evitando os níveis altos de colesterol no sangue. Ao mesmo tempo, as fibras vegetais também diminuem a velocidade da absorção de carboidratos pelo organismo. Assim, os níveis de glicose não sobem muito e condições como a diabetes e a resistência à insulina são evitadas.
Receitas com grão-de-bico são variadas e saudáveis
Enquanto a salada de grão-de-bico é um dos pratos mais simples de serem preparados – basta cozinhar e temperar a gosto -, a leguminosa pode aparecer em diferentes tipos de pratos. O hambúrguer de grão-de-bico, por exemplo, é uma opção para sanduíches e para pratos com outros acompanhamentos. Além dele, também são famosos o strogonoff de grão-de-bico e o snack de grão-de-bico. Para quem precisa de uma opção mais incrementada, a crostata de grão-de-bico com seleta de legumes é uma boa pedida.