Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
5 ingredientes que podem substituir o açúcar refinado na sua alimentação
Guia Culinário 04/02/2019

5 ingredientes que podem substituir o açúcar refinado na sua alimentação

Muita gente já sabe que o açúcar refinado não é a melhor opção para adoçar os alimentos, o problema é que nem todo mundo pensa em alternativas que não sejam o adoçante de gotinhas. Com isso, continuam usando o ingrediente normalmente, ignorando o fato de que há opções mais saudáveis. Quer romper esse pensamento? Então descubra 5 formas de substituir o açúcar refinado da casa:

Açúcar mascavo é fonte de vitaminas e minerais

Se o açúcar branco não passasse pelo processo de refinamento ele seria o mascavo! Pois é, os dois são extraídos a partir da cana-de-açúcar, mas enquanto o primeiro recebe aditivos químicos, o segundo mantém os seus nutrientes originais. Dentre eles podemos citar vitaminas do complexo B – que ajudam diversas partes do corpo a funcionar melhor – e os minerais cálcio, potássio, ferro e fósforo. Seus principais benefícios são, respectivamente: deixar os ossos mais fortes; regular a entrada e saída de água no corpo; transportar oxigênio às hemácias; e contribuir para a produção de energia.

Mel além de adoçar ajuda a tratar doenças

Embora muita gente não pense nessa alternativa, o mel pode sim substituir o açúcar! Afinal, ele é bem adocicado, e por isso surge como uma alternativa natural ao açúcar refinado. Além disso, possui benefícios muito importantes para o nosso corpo, como a presença de vitaminas A e C, além das do complexo B. É bom ressaltar que a primeira ajuda no crescimento e na vitalidade da pele e do cabelo enquanto a segunda contribui para a absorção de ferro no organismo. Além disso, é antioxidante, o que significa que fortalece o sistema imunológico e evita o envelhecimento precoce. Por fim, é antibactericida, possuindo efeito expectorante e sendo um aliado dos remédios convencionais para tratar doenças.

Xilitol é um adoçante natural

Bem, se ao pensar em adoçante você lembra logo do de gotinha é bom começar a rever os seus conceitos. O xilitol, por exemplo, é considerado um adoçante natural, já que extraído a partir de fibras de determinadas plantas, dentre elas o milho e a ameixa. Uma de suas vantagens em relação a outras formas de adoçar é que ele é bem doce, e por isso talvez seja mais indicado para quem está com muita vontade de comer uma sobremesa, mas não quer abusar no açúcar. Afinal, ele é low carb, o que significa que possui um índice calórico bem baixo. Além disso, ele é mais indicado que a stevia, então se estiver buscando um adoçante este é a melhor opção. Por fim, pode ser consumido por diabéticos, o que é uma grande vantagem a pessoas portadoras dessa doença.

Açúcar demerara conserva vários nutrientes da cana-de-açúcar

O demerara é praticamente um meio-termo entre os tipos de açúcar, já que não é tão saudável quanto o mascavo, mas também é mais indicado que o refinado. Isso porque ele passa por um processo de refinamento menor, o que lhe permite conservar muitos dos nutrientes originais da cana-de-açúcar. Uma vantagem é que ele não possui um sabor tão característico quanto o mascavo, e por isso pode ser usado no lugar do refinado com o bônus de ser mais saudável.

Açúcar de coco possui índice glicêmico menor que o mascavo

Por fim, temos o açúcar de coco. Embora ele possua o mesmo número de calorias do açúcar refinado o seu índice glicêmico é menor até que o do mascavo! Também previne problemas renais e a pressão alta, além de ser fonte dos minerais ferro, sódio, potássio, magnésio e zinco. Em relação aos dois últimos, que ainda não foram mencionados, podemos citar como benefícios ajudar a dar energia para o corpo e fortalecer o sistema imunológico.