
5 tipos de comida japonesa para conhecer melhor a culinária nipônica
Conhecida por ser uma culinária rica em alimentos sazonais e fruto de diversas mudanças políticas e sociais em seu país de origem, a comida japonesa (também chamada de Washoku) foi nomeada como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2013 pela UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O motivo – além do sabor e da apresentação dos pratos – é o reconhecimento de que a gastronomia japonesa fortalece os laços da comunidade através do respeito pela natureza e da escolha cuidadosa dos seus produtos.
Para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre a culinária desse país – que está cada vez mais presente na rotina alimentar dos brasileiros -, nós separamos uma lista com 5 tipos de comida japonesa. Confira!
1. Sushi
O sushi, sem dúvidas, é o prato mais conhecido da culinária nipônica. Sabe aquele bolinho de arroz enrolado com uma alga e recheado de peixe cru? Então, é ele mesmo! Originalmente, o prato é uma combinação de peixe fermentado com arroz gohan temperado (também conhecido como o famoso “arroz japonês”, outro prato típico do país). No entanto, a sua versão mais atual pode ser recheada de diversas formas: é possível preparar um sushi de legumes (com pepino e cenoura), variar a utilização do peixe entre salmão e atum e até mesmo dar um toque abrasileirado com uma colher de cream cheese. Basta enrolar uma camada de alga com arroz e o recheio de sua preferência.
2. Uramaki
Quem já experimentou ou ouviu falar desse prato já deve ter percebido que o uramaki nada mais é do que um sushi enrolado ao contrário. Para prepará-lo, o arroz japonês deve ficar na parte externa e a alga na parte de dentro, complementada com o recheio (que também varia entre a escolha de legumes, salmão ou atum). Outra característica do prato é a presença de gergelim preto ou branco no arroz gohan, que por sinal é fonte de fibras, proteínas e cálcio.
3. Sashimi
Se a especialidade da comida japonesa é o peixe, o sashimi pode ser considerado um bom resumo da culinária! Caracterizado, normalmente, como fatias finas de salmão, atum ou peixe branco cru, esse é o prato mais simples da gastronomia do país, embora não seja tão simples assim na hora do preparo. Com diferentes tipos de cortes, o sashimi pode ser feito até mesmo com polvo, lula, camarão e outras proteínas, mas sempre deve ser temperado com molho shoyu e uma pequena porção de raiz forte (pasta verde condimentada) – dois acompanhamentos muito utilizados no Japão.
4. Niguiri
Moldado à mão e coberto por uma fatia de peixe ou frutos do mar, o niguiri é um tipo de sushi com vários nomes dependendo da proteína utilizada. Quando acompanhado de uma fatia fina de salmão cru, por exemplo, ele é chamado de “Sake Niguiri”. Já quando possui apenas a pele do peixe, costuma ser conhecido Niguiri Skin. O fato é que o prato consiste em uma pequena quantidade de arroz japonês apertada à mão com a proteína disposta sobre ela, muitas vezes enrolada por uma folha de nori (alga).
5. Sunomono
Feito com fatias finas de pepino japonês, sementes de gergelim e molho de vinagre de arroz, o sunomono é um tipo de salada japonesa normalmente servida como aperitivo. Além do sabor característico do prato, a receita é rica em nutrientes essenciais para o nosso dia a dia, como as fibras, o cálcio e as vitaminas A e do complexo B.