6 formas de incluir o tomate seco na sua alimentação diária
Muito usado pela alta gastronomia, o tomate seco é um ingrediente sofisticado que rende diferentes pratos e receitas. Além disso, por ter passado por um processo de desidratação, esse alimento tem um sabor mais acentuado e uma grande concentração de minerais, vitaminas e outros nutrientes. Para que você consuma cada vez mais tomate seco, nós listamos 6 formas simples de acrescentá-lo na alimentação diária. Confira!
1. Salada com tomate seco pode ser preparada com ingrediente feito em casa
Para preparar uma salada diferente, você pode investir em um mix de folhas (alface, rúcula e agrião, por exemplo) com tomate seco, pepino e temperos diversos. O tomate seco se destaca por conta do sabor peculiar e dá um toque mais sofisticado à salada. Uma boa dica é preparar o seu próprio tomate seco em casa – para tal, você deve lavar e cortar o tomate, colocá-lo para assar durante bastante tempo (com um pouco de sal e açúcar), tirar do forno e repetir esse procedimento algumas vezes. Depois de preparar o seu próprio alimento, é só adicionar à salada. Que tal?
2. Prepare um patê de tomate seco
Para receber amigos e familiares em casa, nada melhor que preparar uma mesa de frios, com queijos, torradas pãezinhos e – por que não – uma pastinha de tomate seco. Essa é uma ótima dica para quem quer montar uma mesa de lanche mais sofisticada. Fazer patê de tomate seco não é nada muito difícil – você vai precisar de ricota, cebola, alho, salsa, pimenta (um pouco de requeijão, se preferir) e o tomate seco. Basta bater tudo no liquidificador ou em um mixer e prontinho! Sirva em potinhos com biscoitinhos, torradas e diferentes tipos de pães.
3. Tomate seco também combina com macarrão e outras massas
Você sabia que o tomate seco também harmoniza bem com receitas de macarrão? Você pode usá-lo no preparo de molhos e acrescentá-lo à massa da forma que preferir (picado, moído ou inteiro). Uma boa combinação é a do espaguete + rúcula com tomate seco, que fica perfeita para a hora do almoço. Não se esqueça também que esse combo de dois ingredientes fica ótimo na pizza. Ou seja, você pode usar tomate seco com rúcula para preparar diferentes pratos com massa – fica a dica!
4. Invista no risoto feito com tomate seco
Se você gosta de preparar risotos de diferentes tipos e sabores, não pode deixar de incluir o tomate seco nas receitas. Esse ingrediente dá um toque ainda mais sofisticado ao prato e combina superbem com temperos como pimenta, cheiro-verde e manjericão. Uma dica interessante é usar muçarela de búfala para valorizar mais o risoto e dar um toque mais cremoso.
5. Omelete com tomate seco é uma aposta leve e rápida para o almoço
Se você está buscando uma receita leve e rápida para o almoço, uma boa alternativa é a omelete com temperos e tomate seco. Você consegue prepará-la em poucos minutos, fora que é uma opção bem nutritiva (e ótima para quem é vegetariano). Durante o preparo dos ovos, basta acrescentar pedaços de tomate seco, pimenta, manjericão e outros temperos que preferir – que tal?
6. Que tal experimentar a bruschetta com tomate seco?
De origem italiana, a bruschetta é uma ótima opção de tira gosto para receber os amigos em casa. Ela é feita com pão torrado, queijo, tomate, cebola e temperos diversos (manjericão e orégano, por exemplo). A versão com tomate seco, em especial, é uma das mais saborosas e faz bastante sucesso. Para preparar você só precisa cortar o pão (em formato de torrada), colocar todos os ingredientes em cima e, depois, botar para assar no forno. Fica uma delícia!