
7 alimentos ricos em proteínas além do ovo para comer no café da manhã
Um café da manhã rico em proteína é sempre uma boa ideia para começar o dia. Apesar de o ovo ser uma opção clássica e fácil, existem outros alimentos ricos em proteínas que você pode incluir na alimentação e variar um pouco no cardápio. Para que o corpo receba uma ampla quantidade desses aminoácidos necessários para o seu funcionamento e manutenção da imunidade, é preciso consumir diferentes alimentos que contêm o nutriente. Por isso, é importante conhecer a variedade das fontes de aminoácidos, seja para ganhar massa muscular ou para conhecer opções veganas. A seguir, veja 7 opções de proteínas para comer no café da manhã e diversificar o menu!
1) Barra de proteína é uma dos alimentos ricos em proteínas ideal para quem quer ganhar massa muscular
Entre os alimentos ricos em proteínas para ganhar massa muscular, as barras de proteínas se destacam por conter um alto teor desses aminoácidos em um formato prático de ser consumido. Além da composição super proteica, essas barras de cereais nutritivas contêm um valor nutricional alto e rico em carboidratos, fornecendo a energia necessária para se exercitar na academia com bastante disposição. Por isso, elas são uma boa pedida para comer nos dias em que for treinar de manhã.
2) Iogurte natural é uma opção de café da manhã leve e rico em proteínas
Todas as variedades de iogurte contêm naturalmente proteínas, entretanto, o processo de fabricação do iogurte natural integral ajuda a manter o conteúdo total de proteína por porção. O resultado é um alimento com alto teor de proteína, ideal para começar o dia com uma refeição super nutritiva. O iogurte natural pode ser consumido puro, com frutas, com granola ou ser incluído no seu smoothie matinal.
3) Queijo cottage é uma opção de alimento rico em proteínas e versátil para o café da manhã
O queijo cottage é uma ótima opção de alimento rico em proteína para o café da manhã. Versátil e super simples de ser incluído no seu café da manhã, o cottage pode ser consumido com um prato doce ou salgado e ser acompanhado de vários ingredientes, desde frutas e mingau de aveia até sanduíches e torradas.
4) Pasta de amendoim é uma opção deliciosa de alimento rico em proteína
A pasta de amendoim é uma das proteínas vegetais mais amadas e versáteis que temos. Você pode apreciá-la em um delicioso sanduíche de manteiga de amendoim e geleia, usá-la como recheio de panquecas e sanduíches, adicioná-la a uma receita de smoothie ou de café gourmet e até servir como acompanhamento da sua salada de frutas. Cada porção de 100 gramas da pasta contém aproximadamente 25 gramas de proteína.
5) A quinoa é um dos grãos mais ricos em proteínas vegetais
A quinoa é um cereal de origem andina e consumida no mundo inteiro. Além de ser rica em proteínas vegetais, ela é considerada uma proteína completa, o que significa que os grãos de quinoa contêm todos os nove aminoácidos essenciais para a síntese de proteínas e manutenção da massa muscular. Além disso, a quinoa é um grão rico em fibras, não contém glúten e é fácil de digerir. Você pode incluí-la em sucos, em iogurtes ou até nas receitas de pães e biscoitos.
6) A aveia é fonte de fibras solúveis e uma importante fonte de proteína vegetal
Que a aveia é uma importante fonte de carboidratos e fibras alimentares você provavelmente já sabe, porém, esse cereal também é riquíssimo em proteínas de origem vegetal. Em 100g do alimento você encontra pelo menos 14g de proteína. Muito bom, né? E para melhorar, você ainda pode preparar um mingau de aveia super proteico, com pasta de amendoim e quinoa. Fica uma delícia e você garante uma boa quantidade de proteínas, fibras e carboidratos para a sua manhã.
7) A chia é um alimento rico em proteínas e nutrientes
A chia é uma semente muito conhecida por ser um “super alimento”, e essa fama acontece por um bom motivo: ela é repleta de proteínas e nutrientes que proporcionam diversos benefícios para a saúde. Uma porção de 100g de chia contém cerca de 17g de proteína, 34g de fibra alimentar, 631 mg de cálcio e 407 mg de potássio. Além disso, a semente também possui boas quantidades de ômega 3 e antioxidantes. Você pode adicionar a chia no iogurte e deixar na geladeira para preparar um pudim de chia ou apenas acrescentar os grãos a uma salada de frutas ou em sucos.