A primavera chegou! Aprenda a acrescentar flores comestíveis nas suas receitas
A primavera é a estação da vez! Então, para acompanhar o clima da temporada, por que não apostar em algumas receitas com flores comestíveis? Além de deixarem os pratos muito mais bonitos e coloridos, elas combinam com vários ingredientes e contam com nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo – como vitaminas e minerais – e com o poder antioxidante dos compostos conhecidos como flavonoides.
Com tudo isso, já deu para ver que não faltam motivos para adicionar as flores no cardápio. Gostou da ideia e também quer usar a criatividade para deixar suas receitas com mais nutrientes e com a cara da estação? Se você ainda não sabe por onde começar dá uma olhada nas nossas ideias:
1. Sucos podem ser batidos com pétalas de amor-perfeito, hibisco ou rosas
Que tal aproveitar as flores para incrementar o sabor e os nutrientes dos sucos? Para preparar a bebida, basta escolher as frutas de sua preferência – como limão e acerola, por exemplo – e bater no liquidificador junto com algumas pétalas da flor comestível que você desejar. A “amor-perfeito”, que tem um sabor bem refrescante, o hibisco e as rosas são ótimas opções para esse caso.
2. Bolos combinam com pétalas cristalizadas, que são perfeitas para a decoração
As flores dos bolos não precisam ser apenas decorativas ou feitas de açúcar: as comestíveis também podem fazer parte da lista de ingredientes para que o doce fique ainda mais bonito – e com um sabor a mais! As violetas verdadeiras, em sua forma cristalizada, são ótimas para essa função. Além delas, você também pode apostar na amor-perfeito devido ao seu sabor adocicado; na calêndula, que é muito comum na decoração de sobremesas; e nas tradicionais rosas com pétalas cristalizadas.
Agora, se a ideia é usar as flores para incrementar a massa, uma boa opção é aproveitar o sabor cítrico e as propriedades relaxantes da lavanda. Além de ser perfeita para dar uma inovada no sabor, ela ainda vai ajudar na decoração por deixar o bolo com uma coloração lilás.
3. Saladas ficam mais apimentadas quando possuem capuchinhas e ácidas com a presença das begônias
Além dos sucos e bolos, você também pode aproveitar diferentes tipos de flores para compor as saladas. As já citadas violetas verdadeiras e a amor-perfeito são muito usadas para esse fim, mas as opções não param por aí! As capuchinhas, conhecidas pelas cores bem vibrantes, são ideais para quem deseja adicionar um toque apimentado no prato fit, assim como as begônias decoram e acrescentam um gostinho ácido que cai bem junto com os vegetais.
4. Outros pratos salgados – como sopas, arroz e carnes – podem ser preparados com calêndulas e cravos
A salada não é a única opção salgada que combina com as flores comestíveis: o ingrediente também pode aparecer em muitos outros pratos salgados. As pétalas das calêndulas, por exemplo, ficam ótimas em sopas e podem ser usadas como acompanhamentos no arroz e nos frutos do mar. Já o cravo, com seu sabor apimentado, é perfeito para o preparo de molhos para carne. Isso sem falar que as pétalas de diferentes flores podem ser usadas em infusões para o preparo de deliciosos chás.