Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 22/02/2021

A receita de doce de casca de maracujá para evitar o despedício da fruta

Aproveitar os alimentos em sua totalidade – usando casca, polpa, talo e sementes – é uma ótima forma de ser sustentável (evitando desperdícios) e diversificar mais nas receitas. Vale destacar que, em muitos casos, as cascas de frutas e legumes tendem a ser até mais nutritivas que a própria polpa. A casca de maracujá, por exemplo, tem alto teor de fibras, ferro, fósforo, cálcio, vitamina B3 e outros nutrientes indispensáveis para o organismo – podendo ser usada no preparo de diferentes sucos e sobremesas, por exemplo. E, para te incentivar a aproveitar toda a fruta, nós separamos uma receita de doce de casca de maracujá que fica dos deuses. Vale a pena conferir!

Como fazer doce de casca de maracujá?

Feita basicamente com açúcar (de preferência o demerara ou uma alternativa mais natural), cascas e suco de maracujá, essa receita é bem simples, fica bem saborosa e pode ser conservada na geladeira por até mais de uma semana. No entanto, para que o resultado fique mais saboroso, é indicado raspar superficialmente a parte amarela da casca e também a pelinha interna – que podem ser usadas para fazer compostagem ou outras receitas. Aqui, nós separamos um passo a passo bem simples para fazer esse doce de forma correta:

Ingredientes

– 6 maracujás

– 2 litros de água para fazer o suco

– Água para deixar as cascas de molho

– 2 ½ xícaras de açúcar demerara Taeq

– 2 xícaras de água (preferencialmente filtrada) para fazer o doce

– 2 paus de canela

Para começar, corte os maracujás ao meio, tire as polpas e use-as para fazer o suco. Para isso, basta transferi-las para o liquidificador, adicione 2 litros de água e bata bem em velocidade alta. Depois, coe e reserve o líquido em uma jarra.

Depois de fazer o suco e reservá-lo, use um descascador para remover a parte amarela da casca (deixando-a branquinha) e use uma colher para também remover a pelinha que fica na parte de dentro. Faça isso com todas as cascas de maracujá, ok? Depois, encha uma panela grande de água e deixe as cascas de molho (totalmente submersas) de um dia para o outro. O ideal é trocar a água 5 vezes nesse período. Passado esse tempo, escorra a água, corte as cascas em formato de pétalas e deixe-as no escorredor.

Chegou a hora de fazer o doce para valer! Em uma panela, coloque 2 ½ xícaras de açúcar demerara, 2 xícaras de água filtrada, 2 paus de canela e 2 xícaras do suco de maracujá (o resto do suco pode ser adoçado e consumido normalmente). Deixe a panela em fogo médio e vá mexendo com uma colher de pau até que a calda engrosse e as cascas fiquem bem macias. Depois, transfira o doce para uma travessa e prontinho! Conserve na geladeira e, sempre que for consumir, uma boa dica é esquentar e adicionar um pouco de sorvete. Fica uma delícia!