
Água de berinjela faz bem ou mal? Saiba mais sobre esse inusitado ingrediente
Sabia que a berinjela é um alimento tão nutritivo e versátil que pode ser aproveitada até mesmo como água? A água de berinjela é uma infusão com o legume e que ajuda a emagrecer e melhora o funcionamento do intestino. Ela também tem a importante vantagem de resolver problemas relacionados à pressão alta e diminuir os níveis de colesterol no sangue.
No entanto, apesar de todos esses benefícios, tem quem fique com a seguinte dúvida: será que seu consumo não pode acabar fazendo mal? Confira a matéria para descobrir como consumir sem riscos e entender melhor sobre as vantagens do ingrediente no líquido:
Água de berinjela: alimento deve ser cozido ou ter a casca retirada para que não ofereça riscos para a saúde
Por mais que entregue tantos benefícios para a saúde, a berinjela deve ser consumida com cautela por contar com uma substância tóxica chamada solanina – que aparece em grande quantidade quando o alimento está cru. Sendo assim, para tomar a água de berinjela sem riscos, a recomendação é remover toda a casca antes de colocar o ingrediente dentro do líquido ou cozinhá-lo a vapor com o mínimo de água possível para que fique livre dessa toxina prejudicial sem perder seus principais nutrientes.
Depois de escolher uma das duas opções (sem esquecer de higienizar bem a berinjela se optar pela versão crua e sem casca), o preparo é feito da seguinte forma: corte-a em rodelas de, mais ou menos, 1 centímetro e meio de espessura e coloque dentro de uma jarra; depois, acrescente a água e deixe descansando na geladeira a noite toda. No dia seguinte, ela está pronta para que você possa consumir e aproveitar todos os seus benefícios.
Vitamina E, potássio e baixo teor de sódio justificam o consumo da água de berinjela
Agora que você já entendeu que o consumo da água de berinjela não faz mal a saúde – e aprendeu as opções de preparo para ficar longe de qualquer risco -, deve estar se perguntando: mas por que ela faz tão bem assim para o nosso organismo? Vamos lá!
Para começar, o ingrediente consegue melhorar a circulação do sangue por ser rico em vitamina E. Além disso, também conta com antioxidantes, como a antocianina, e uma quantidade de potássio que previnem doenças ligadas ao coração – como a hipertensão, por exemplo.
Quer mais motivos? Tem! A água de berinjela também é indicada para diabéticos por ser capaz de desintoxicar o organismo e diminuir os níveis de açúcar no sangue. E, como já falado, também é aliada de quem deseja emagrecer por eliminar toxinas, ter pouquíssimas calorias e ter ação diurética para diminuir a retenção de líquidos.