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Água de berinjela: aprenda a fazer e descubra o potencial
Guia Culinário 05/07/2024

Água de berinjela: aprenda a fazer e descubra o potencial

Sabia que a berinjela é um alimento tão nutritivo e versátil que pode ser aproveitada até mesmo como água? A água de berinjela é uma infusão preparada com o legume, que ajuda no emagrecimento e na melhora do funcionamento do intestino.

No entanto, apesar de todas as vantagens, tem quem fique com a seguinte dúvida: será que seu consumo não pode acabar fazendo mal? Confira a matéria para descobrir como consumir sem riscos e entender melhor sobre os benefícios da água de berinjela. Vamos lá?

Quais são os benefícios da água de berinjela?

Berinjela sendo lavada com água corrente.

A água da berinjela melhora a circulação do sangue por ser rico em vitamina E. Além disso, também conta com antioxidantes, como a antocianina, e uma quantidade de potássio que previnem doenças ligadas ao coração – como a hipertensão, por exemplo.

Esses motivos, por si só, já parecem suficientes, mas, na realidade, ainda tem mais! A água de berinjela também é indicada para diabéticos por ser capaz de desintoxicar o organismo e diminuir os níveis de açúcar no sangue. E, como já referido, também é aliada de quem deseja emagrecer por eliminar toxinas, ter pouquíssimas calorias e ter ação diurética para diminuir a retenção de líquidos.

Água de berinjela emagrece?

Sim. Essa bebida geralmente é promovida como uma aliada para ajudar nesse processo de emagrecimento. A água de berinjela auxilia nesse processo por ter pouquíssimas calorias, eliminar toxinas e ter ação diurética que ajuda a diminuir a retenção de líquidos.

Água de berinjela baixa o colesterol?

Sim. A água da berinjela pode, de fato, ajudar a baixar o colesterol. Isso porque o legume é rico em fibras solúveis, que contribuem para reduzir os níveis de colesterol no sangue. Além disso, a berinjela possui antioxidantes, como os flavonoides, que também ajudam para a melhora da saúde cardiovascular.

Mulher sorridente bebendo um smoothie feito com água de berinjela

Qual é a melhor maneira de tomar água de berinjela?

Por mais que entregue tantos benefícios para a saúde, a berinjela deve ser consumida com cautela por contar com uma substância tóxica chamada solanina – que aparece em grande quantidade quando o alimento está cru.

Sendo assim, para tomar a água de berinjela sem riscos, a recomendação é remover toda a casca antes de colocar o ingrediente dentro do líquido ou cozinhá-lo a vapor com o mínimo de água possível para que fique livre dessa toxina prejudicial sem perder seus principais nutrientes.

Depois de escolher uma das duas opções (sem esquecer de higienizar bem a berinjela se optar pela versão crua e sem casca), o preparo é simples. Veja o passo a passo a seguir.

Como fazer a água de berinjela?

Fatias de berinjela em close-up.

Preparar a água de berinjela é simples: você só precisa de dois ingredientes – a água e a berinjela.

Ingredientes:

Modo de preparo:

1. Lave e corte a berinjela em pedaços de mais ou menos 1 cm e meio de espessura.

2. Adicione os pedaços de berinjela em uma jarra com água filtrada.

3. Deixe descansar por, no mínimo, 6 horas na geladeira.

4. Coe a água e descarte os pedaços de berinjela.

5. Sirva a água de berinjela fresca.

Deixe a água de berinjela com mais sabor adicionando outros ingredientes naturais

Agora que você já sabe para que serve a água de berinjela, seus benefícios e como fazer, chegou a hora de saber como deixar a bebida ainda mais nutritiva e com um sabor especial. A dica é adicionar outros ingredientes que também promovem benefícios para saúde, como:

  • Limão: rico em vitamina C e auxilia a equilibrar o pH do corpo.
  • Gengibre: ajuda a aliviar a náusea e possui propriedades anti-inflamatórias.
  • Hortelã: é antioxidante e pode ajudar a aliviar o inchaço abdominal.
  • Canela: acelera o metabolismo e possui propriedades anti-inflamatórias.

Pode deixar a berinjela na água por quanto tempo?

O recomendado é deixar a berinjela de molho entre 8 e 12 horas durante a noite na geladeira para que os nutrientes do legume fiquem na água. Depois disso, é só coar a água e consumi-la.

A bebida pode ser consumida em qualquer momento do dia. Algumas pessoas preferem bebê-la pela manhã e outras à noite, para ajudar a desintoxicar o corpo antes de dormir. Quem quer utilizar a água de berinjela para ajudar a perder peso pode optar por consumir a bebida antes das principais refeições.

A berinjela é um alimento nutritivo e versátil que ajuda a manter o equilíbrio do colesterol, controle da pressão arterial, emagrecimento, desintoxicação do corpo, etc.

Fonte de vitamina C, vitamina K, vitamina B6, vitamina B1, fósforo, potássio, magnésio e fibras, não tem como deixá-lo de fora da sua dieta, não é mesmo? Por isso, siga as nossas dicas e aproveite todos os benefícios da água de berinjela no seu dia a dia!

Até a próxima!