Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Air fryer é saudável? Descubra se vale a pena cozinhar com a fritadeira elétrica
Guia Culinário 23/03/2020

Air fryer é saudável? Descubra se vale a pena cozinhar com a fritadeira elétrica

Conhecidas como air fryer, as fritadeiras elétricas (ou “fritadeira a ar” em sua tradução literal) são sinônimos de saudabilidade e praticidade para muita gente. Afinal, elas utilizam um mecanismo capaz de “fritar” os alimentos sem nenhum pingo de óleo, somente através do ar. Para entender melhor, funciona mais ou menos como os dispositivos de churrasqueiras, fornos e grills elétricos. Só que, no caso das fritadeiras, ele atua com hélices de altíssima velocidade fazem o ar quente circular por todo o aparelho. Mas, será que realmente vale a pena cozinhar com esse tipo de mecanismo? Confira a matéria para saber mais!

Sem o óleo, a air fryer diminui o teor calórico dos alimentos

Essa é uma das principais – e mais conhecidas – vantagens da fritadeira elétrica. Por não utilizar nenhum tipo de gordura (com exceção para os casos em que a finalidade do uso de óleo ou azeite é deixar os alimentos com um aspecto similar à fritura imersa na gordura), a air fryer reduz consideravelmente o teor calórico dos alimentos. Assim, ela também ajuda na perda de peso e no controle dos níveis de colesterol no sangue.

Devido às altas temperaturas, a fritadeira elétrica não preserva o valor nutricional dos alimentos

Cozinhar os alimentos na air fryer não é a melhor forma de preservar de preservar os nutrientes da comida. Isso porque quanto mais alta for a temperatura (acima de 100°C), maior será a perda de vitaminas e minerais. E a fritadeira elétrica, dependendo de sua programação, é capaz de atingir até 300°C, fazendo com que os alimentos percam boa parte dos seus valores nutricionais. Vale lembrar que isso também vale para outras formas de cocção, ok?

Alimentos superaquecidos na air fryer podem produzir uma substância malevolente conhecida como acrilamida

As temperaturas elevadas da air fryer também podem ser prejudiciais a saúde devido a uma substância química chamada acrilamida. Produzida quando os alimentos são superaquecidos durante o preparo – sobretudo os que forem ricos em amido, como batata, mandioca e outras raízes -, a substância é prejudicial para o organismo do ser humano. Chegando, em alguns casos, a desenvolver células cancerígenas.

Para evitar que isso aconteça, o método mais seguro é cozinhar os alimentos por pouco tempo e em temperaturas baixas. Por isso, a recomendação é evitar programar a fritadeira elétrica para uma temperatura muito alta antes do preparo dos alimentos. Assim, você evita que ela superaqueça.