Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alface americana x alface crespa: veja diferenças entre tipos de alface
Guia Culinário 04/01/2022

Alface americana x alface crespa: veja diferenças entre tipos de alface

Entre a alface americana e a alface crespa, qual você prefere ou consome com mais regularidade? O mundo das hortaliças é muito rico, mas compreender as especificidades dos tipos de alface pode ajudar na hora de montar a salada para o almoço ou mesmo preparos variados ao longo do dia. Pois é!

Apesar de todas as variações serem indicadas como acompanhamentos saborosos para as refeições, inclusive chás, cada uma delas possui nutrientes e características distintas. Pensando nisso, comparamos a alface crespa e americana para mostrar como as hortaliças se distinguem e te ajudar a escolher na hora de fazer a lista de compras!

Alface americana é arredondada e possui sabor sutil

Sabe aquela textura crocante que você experimenta em alguns sanduíches? Certamente vem da alface americana! Também conhecida como alface iceberg, ela apresenta formato arredondado, folhas grandes e uma cor bem leve, o que pode fazer com que a confundam com repolho, por exemplo. O sabor é bem sutil e combina com diversas receitas na cozinha, como as clássicas saladas de alface!

Mais nutritiva do que pensam, a alface americana é pouco calórica e uma incrível fonte de vitamina K, que ajuda na coagulação do sangue; ácido fólico, que previne doenças neurológicas; e manganês, que promove saúde para o sistema nervoso e para o cérebro. Muita coisa boa, não é? E tem mais!

Além desses benefícios, a alface iceberg apresenta porções significativas de vitamina C, ferro e potássio. Os micronutrientes são responsáveis pelo bom funcionamento do organismo, transporte de oxigênio pelas células e saúde dos músculos. Sinônimo de qualidade de vida!

Alface crespa tem folha ondulada e é rica em fibras

A alface crespa é marcada por ter folhas mais pigmentadas e folhas bem onduladas – o nome não esconde, né? Em comparação com a alface americana, o tipo crespo possui maiores concentrações de fibras alimentares e micronutrientes, como cálcio e fósforo.

O alimento é conhecido por auxiliar no processo de digestão, no bom funcionamento do intestino e promover sensação de saciedade. Quem consome a alface crespa na rotina também garante o fortalecimento dos ossos e músculos, sem contar que é ótima para a imunidade e auxilia no controle de colesterol ruim. Tudo de bom!

Alface crespa: verde ou roxa?

Mesmo um tipo específico de alface pode apresentar variações, sabia? Um ótimo exemplo são as duas cores da alface crespa: verde e arroxeada. As folhas costumam apresentar os dois tons simultaneamente, mas mantém todas as qualidades da hortaliça.

Na verdade, oferecem ainda mais benefícios! Afinal, quanto mais escura for a folha, maior a concentração de antioxidantes na composição do alimento. Isso faz dela uma ótima opção para quem quer manter a saúde dos tecidos da pele em dia, assim como uma boa visão!

Alface americana ou crespa: ambas podem ser usadas no dia-a-dia

Entre alface crespa e alface americana, opte por usar as duas opções com equilíbrio! Apesar das diferenças que possuem, as hortaliças garantem sabor e saúde para as refeições diárias. Você pode usá-las no preparo de saladas para acompanhar as refeições principais, como a salada verde com frutas e snacks Taeq; sanduíches para o lanche da tarde ou até mesmo um recheio completo para a tapioca.

Lembre-se apenas de alternar o uso ao longo da semana para enriquecer o cardápio com a variedade da alface americana e crespa!