Alimentação fit e saudável são a mesma coisa? Saiba as diferenças dessas dietas
Muitas pessoas vêm embarcando em uma nova onda de estilo de vida saudável, com uma alimentação restritiva e bem regrada. Mas será que todas as dietas que seguem essa linha podem ser consideradas saudáveis? A alimentação fitness, para quem não conhece, consiste basicamente em montar um cardápio seleto (com os principais nutrientes) visando, geralmente, o fortalecimento da massa muscular. Para esclarecer alguns pontos importantes, nós preparamos uma matéria diferenciando alimentação fit de saudável. Assim, fica mais clara a proposta dessas duas dietas!
Alimentação fitness costuma ser restritiva com certos alimentos e nutrientes
Para seguir uma alimentação fit, a pessoa costuma cortar certos alimentos (geralmente os mais gordurosos) e incluir outros para atender certo objetivo: garantir o crescimento dos músculos. Geralmente, quem segue esse tipo de dieta tem o hábito de ir à academia e treinar no dia a dia, demonstrando uma maior preocupação com a estética.
A dieta low carb, por exemplo, pode ser categorizada como “alimentação fit”, pois propõe a redução (ou corte) no consumo de alimentos ricos em carboidratos – como batata, arroz, aveia e certas frutas – e incentiva o maior consumo de alimentos ricos em proteínas, como carnes e vegetais. O objetivo, de uma forma geral, é fortalecer os músculos e garantir um rápido emagrecimento.
Alimentação saudável consiste em comer bem, de forma variada e equilibrada
Seguir uma alimentação saudável, por outro lado, tem uma proposta diferente da alimentação fitness. Aqui, a ideia é comer de forma variada, equilibrada e sem muitas restrições. O objetivo é consumir todos os nutrientes importantes: proteínas, carboidratos, fibras, gorduras “do bem”, vitaminas e minerais.
Mas não pense que, para seguir um estilo de vida saudável, não é necessário fazer alguns cortes na alimentação. Para comer bem, o ideal é evitar alimentos industrializados (como biscoitos e congelados), frituras e embutidos. Esse tipo de alimento tem alto teor de gorduras trans e saturada, que são muito maléficas para o organismo.
Resumindo: a alimentação saudável propõe o consumo de alimentos naturais, pertencentes aos diferentes grupos da pirâmide alimentar: verduras (alface, brócolis, couve, espinafre e agrião), legumes (cenoura, chuchu, beterraba, abobrinha e berinjela), frutas (maçã, banana, mamão, abacaxi e melão), oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas e avelãs) e, claro, diferentes cereais, sementes e leguminosas que formam um cardápio bem completo.
Apesar de ser mais restritiva, a alimentação fitness também pode ser considerada saudável – desde que seja feita de forma correta, com o devido acompanhamento. Ou seja, dietas fitness, muitas vezes, também podem entrar na categoria “alimentação saudável”.
Antes de fazer qualquer dieta, consulte um nutricionista
Para manter uma dieta saudável, é muito importante recorrer à ajuda de um nutricionista. Assim, você não corre o risco de fazer restrições alimentares equivocadas. Pessoas que montam a dieta por conta própria, por exemplo, podem acabar cortando alimentos importantes e, assim, comprometer a saúde. Por isso, lembre-se de sempre procurar o atendimento de um bom profissional.