
Alimentos que aumentam o leite materno: 5 opções que melhoram a produção
Como estimular o leite materno é uma preocupação para as mamães de plantão. Afinal, essa é a única fonte de alimentação do bebê nos seis primeiros meses e, nessa fase, muitas mulheres se sentem impotentes quando percebem que não há uma produção adequada de leite. Mas uma das regras do universo da maternidade é ter uma boa alimentação, que ajuda a reverter esse quadro. Veja abaixo quais são os alimentos que aumentam o leite materno, seus benefícios e a melhor forma de consumir cada um!
Como estimular o leite materno com aveia
O consumo da aveia deve começar na gestação, continuar na lactação e ainda é um aliado durante a introdução alimentar do bebê. Ela é repleta de substâncias benéficas, como o cálcio, potássio, ferro, selênio e zinco, que aumentam a produção de leite. A aveia também auxilia no sistema imunológico, protegendo a mamãe e o bebê.
Basta uma ou duas colheres de aveia por dia para aproveitar seus benefícios. Uma opção é misturá-la com frutas, como a banana, ou adicioná-la a vitaminas. O leite de aveia também é outra opção muito nutritiva para as mamães.
Gengibre funciona muito bem para aumentar o leite materno de forma natural
O gengibre é a raiz de uma planta natural da Índia que funciona como uma solução natural para aumentar o leite materno por ser repleta de nutrientes, como a vitamina A, B1 e B2. De quebra, ele ainda é rico em ferro, magnésio e cálcio, que fortalecem o sistema anti-inflamatório e imunológico do bebê. Mesmo com o gosto forte, ele é extremamente benéfico e o chá de gengibre é fácil de fazer e pode ser tomado pela lactante durante o dia. Veja a receita:
- Corte 1 gengibre em pedaços;
- Adicione o gengibre em uma caneca com pelo menos 1 litro de água;
- Deixe ferver;
- Se quiser, pode adicionar a casca do gengibre;
- Coar em seguida e guardar os restos para um novo preparo;
- Adoce a gosto.
Quinoa faz parte dos alimentos que aumentam o leite materno
Essa semente é rica em aminoácidos que auxiliam no desenvolvimento do bebê. Assim como no caso do gengibre, muitas evitam a quinoa devido ao seu gosto forte e amargo. Mas a verdade é que ela também possui triptofano, um aminoácido que libera serotonina, garantindo mais conforto para mãe e bebê. Vitaminas do complexo B e a vitamina E também compõem a quinoa e ela pode ser acrescentada em sucos ou iogurtes. Junto dela, a chia é outra semente que a mamãe pode comer pelo bebê.
Iogurte também é um bom exemplo do que comer para aumentar o leite materno
O iogurte natural é feito a partir do leite da vaca com adição de probióticos, microorganismos vivos que auxiliam na saúde e colaboram com a produção de lactose para mulheres que estão amamentando. O iogurte natural também apresenta vitaminas do complexo B e é uma fonte de cálcio e proteínas que atuam na saúde intestinal. Ele é ótimo para beber no café da manhã para a mamãe já acordar com muita saúde!
Veja alguns sucos que estimulam o leite materno de maneira simples e saudável
Existem diversas frutas boas para aumentar o leite materno que podem ser consumidas in natura ou em sucos. Manga, melancia, pêra e maçã são as frutas mais indicadas para melhorar a amamentação. Inclusive, as mães também podem beber sucos cítricos, feitos de laranja, por exemplo. O segredo aqui é não abusar e observar se não há reação negativa do bebê. Sucos de verduras ou legumes também são bem-vindos, e os mais saborosos são feitos de cenoura, beterraba ou inhame.
Cuidados diários que aumentam a produção de leite materno
Uma alimentação balanceada e rica em nutrientes é necessária para sustentar mãe e filho, que demandam muita energia. Nessa fase, evite industrializados e aumente o consumo diário de água para três litros por dia. A água de coco também pode fazer parte do consumo de líquidos.
Não descarte a consulta com um nutricionista e mantenha o acompanhamento pediátrico para acompanhar o desenvolvimento do bebê. Dormir bem também é muito importante, pois a mulher produz leite enquanto dorme com a ajuda da prolactina, um hormônio que atua nas glândulas mamárias.