Ano novo, vida nova: 7 resoluções saudáveis para começar bem o mês de Janeiro
Todo início de ano vem acompanhado da velha ideia de “ano novo, vida nova“. Afinal, é o momento perfeito para repensar o passado e buscar melhorias para o futuro! É por isso que muita gente se empenha em criar resoluções de ano novo, com metas e objetivos a serem atingidos nesse novo ciclo que se inicia. Mas sabia que além dos seus propósitos pessoais, como ser mais paciente ou economizar dinheiro, essa também é a hora certa para colocar em prática uma alimentação mais saudável?
As promessas de ano novo não precisam durar apenas uma noite. É importante ter dedicação e disposição para cuidar muito bem de quem mais importa no seu ano: começando por você! Por isso, algumas mudanças são bem-vindas para começar o ano bem. Ano novo, vida nova! Veja abaixo algumas resoluções para colocar na sua listinha que vão te ajudar a ter hábitos mais saudáveis.
1) Trocar o leite comum pelo leite zero lactose é uma ótima resolução de ano novo
Investir em uma dieta sem lactose pode fazer muita diferença no dia a dia, principalmente daqueles que apresentam algum grau de intolerância ou sensibilidade à substância. Enjoos, desconfortos abdominais e diarreia são alguns dos sintomas que podem aparecer após o consumo da lactose – e, caso haja qualquer suspeita, é importante que o paciente não deixe de consultar um profissional.
O Leite Zero Lactose Taeq não se destina somente aos intolerantes: qualquer pessoa pode consumir e se beneficiar dele. Assim como outros tipos de leite, a versão sem lactose é muito rica em cálcio e minerais. A única diferença é que a bebida já vem pronta para ser consumida por quem tem intolerância, já que a molécula da lactose vem “digerida”.
2) Beber mais água é a velha máxima que sempre deve ser cumprida
Cuidar da hidratação é uma das resoluções de ano novo mais importantes! O consumo de água é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo. Todos sabem que o ideal é que uma pessoa adulta faça a ingestão de, no mínimo, 2 litros de água por dia, mas não são todas as pessoas que levam isso a sério ou conseguem manter o hábito de beber água diariamente.
Para quem tem certa dificuldade, existem outras formas de atingir o objetivo, como consumindo frutas, sucos de frutas, legumes e verduras ricas em água. Além disso, uma boa dica é colocar alarmes no celular para lembrar de se hidratar.
3) Diminuir o consumo de açúcar e optar por snacks mais saudáveis também deve entrar na lista
Cortar o consumo de açúcar é algo que pode trazer vários benefícios ao seu corpo. Além da possibilidade de emagrecer (que é uma das resoluções de ano novo mais comuns, inclusive), isso ajuda a ter mais disposição para encarar atividades físicas e melhora as oscilações de humor. O sistema imunológico também se fortalece e o aspecto da pele melhora – ela fica mais firme e saudável. Para completar, o baixo consumo de açúcares ajuda a controlar a glicemia. Uma ótima dica é apostar nos snacks sem adição de açúcar Taeq!
4) Um prato colorido é um prato mais saudável
Acrescentar mais legumes e verduras à sua dieta é uma ótima forma de deixar seu prato mais saudável. Quanto mais colorido, melhor! Por isso, é importante fugir da mesmice e diversificar o consumo de vegetais, dando mais espaço para novos tipos de alimentos que podem fazer muito bem à sua saúde, como rúcula, chicória, repolho roxo, berinjela, vagem, entre outros. Aposte também em frutas no cardápio. O ideal é que cada pessoa consuma pelo menos uma fruta a cada refeição.
5) Adicionar um dia vegetariano à sua semana pode ser uma excelente ideia
A alimentação vegetariana vem ganhando cada vez mais adeptos. Não existe regra para quem quer abraçar esse estilo de vida, mas a verdade é que a redução do consumo de carne e produtos de origem animal pode, sim, fazer muito bem para o nosso organismo. Dessa forma, uma boa sugestão é colocar um “dia vegetariano” na sua agenda semanal. Existem várias opções que podem substituir os alimentos tradicionais. No lugar do leite comum, por exemplo, existem várias opções de leite vegetal, como o leite de arroz e o leite de aveia.
6) Focar no que você pode comer, ao invés do que não pode, é uma dica para se animar ao começar a ter uma alimentação mais saudável
Se você procura uma alimentação saudável e equilibrada, não pode deixar se levar pelas tentações da vida. Isso acontece quando não sabemos medir nossas vontades, mas todo o processo fica muito mais fácil quando lembramos do que é bom e faz bem para a gente. Por isso, você deve pensar em maneiras de substituir uma refeição nociva por uma refeição mais saudável. Se a ideia é tomar um achocolatado, por exemplo, por que não optar por um achocolatado com fibras Taeq ao invés de um achocolatado cheio de açúcar na composição? Essas pequenas escolhas fazem a diferença.
7) Planejar suas refeições com antecedência deixará os seus dias menos estressantes
Praticar refeições conscientes é necessário, e uma das melhores maneiras de fazer isso é com um bom planejamento alimentar. Fazer um cardápio da semana, por exemplo, é uma técnica que pode te fazer pensar com calma naquilo que será consumido ao longo dos dias. Alguns alimentos que não podem faltar nessas horas são: cereais integrais, leguminosas, verduras e legumes variados, frutas, carnes magras, ovos e oleaginosas. É bom ter um equilíbrio entre todos os componentes, mas se houver o mínimo de planejamento, fica muito mais fácil ter uma alimentação balanceada.