Receitas com berinjela: descubra sabores irresistíveis e nutritivos
Quem está procurando opções para manter uma alimentação saudável sabe o quão importante é contar com ingredientes coringas, que são versáteis nas receitas, ao mesmo tempo em que adicionam sabor marcante à comida. Se esse é o seu caso, já reparou quantas receitas com berinjela você pode incluir na dieta diária sem cair na rotina?
Esse vegetal supernutritivo pode ser preparado de muitas formas, o que faz com que ocupe uma posição de destaque entre os ingredientes-chave para quem busca uma alimentação balanceada e saborosa.
É por isso que vamos mostrar as muitas possibilidades gostosas e práticas que podem ser feitas com a berinjela. De opções grelhadas até versões recheadas e fit, mostramos como esse vegetal pode transformar sua cozinha de maneira criativa e saudável. Vamos lá?
Berinjela combina com o quê?
A berinjela é um vegetal extremamente versátil e que combina bem com diversos tipos de preparações, temperos e ingredientes. Até porque seu sabor suave e textura esponjosa são ótimos para que ela absorva bem os sabores e se misture harmoniosamente em diferentes pratos.
Se você procura por opções para experimentar, olha só esta lista incrível de combinações:
- Abobrinha.
- Arroz integral.
- Carne moída.
- Cebola.
- Cuscuz.
- Frango desfiado, que pode ser feito com um filé de peito.
- Manjericão.
- Muçarela.
- Orégano.
- Páprica.
- Parmesão.
- Pimenta-do-reino.
- Pimentão.
- Queijo cottage.
- Quinoa.
- Tofu.
- Tomate.
- Tomilho.
Receitas com berinjela: o que fazer?
Pensando em unir aquela vontade por um prato especial sem abrir mão da dieta? Então, você precisa conhecer essa superlista de receitas com berinjela que preparamos para você. Confira:
Berinjela grelhada com queijo cottage
Para quem quer uma alternativa fitness a uma pizza no sábado à noite, a berinjela grelhada com queijo cottage é uma boa pedida. Feito com queijo e tomate cereja — e tendo a própria berinjela como base —, esse prato é uma delícia e vai muito bem à noite.
Minissanduíche de berinjela
Uma boa alternativa aos já conhecidos lanches servidos em aniversários, o minissanduíche de berinjela agridoce pode apresentar aos adultos — e crianças — que uma alimentação de festa gostosa pode ser saudável. Além, é claro, de mostrar a versatilidade da berinjela.
Almôndega de berinjela
Uma alternativa vegetariana às famosas almôndegas de carne moída, as almôndegas de berinjela podem ser uma boa opção em almoços ou jantares onde cada pessoa tem uma dieta diferente.
Minipizza de berinjela
Outra ideia que substitui as famosas pizzas de sábado: as minipizzas de berinjela podem ser uma pedida para fazer com as crianças. De um lado, você mostraria que a berinjela pode ser muito saborosa. De outro, elas aprenderiam que a alimentação equilibrada pode ser deliciosa. Que tal?
Caponata de berinjela
Para uma entrada caprichada, a caponata de berinjela surge como uma ótima opção. Ligeiramente ácida, esse acompanhamento vai bem com uma torrada ou pão sírio. Sirva frio.
Berinjela recheada
A berinjela recheada é um prato turco até simples de fazer. Apesar disso, é completo: conta com vegetais, proteína e laticínios, podendo ser uma refeição completa. Tente fazer no almoço ou jantar.
Para prepará-la é fácil:
Comece cortando o vegetal ao meio (no sentido do comprimento) e, então, coloque para assar no forno ou na airfryer; Quando a berinjela estiver al dente, retire-a e remova a polpa com a ajuda de uma, tomando cuidado para não danificar a casca; Em uma panela, coloque azeite, alho, cebola, tomate, outros temperos (como pimenta, orégano, salsinha e cebolinha), a polpa da berinjela e um pouco de água; Misture bem e espere até formar uma espécie de pirão. Você também pode adicionar outros ingredientes como milho e azeitona que ficam uma delícia. Depois de ficar pronto, você terá o recheio perfeito; Coloque o recheio dentro da berinjela, salpique queijo por cima e leve mais uma vez ao forno. Uma boa dica é recorrer a queijos mais lights (como muçarela de búfala) para deixar a receita mais saudável. Prontinho!Compota de berinjela
Apesar de ser um vegetal, quem disse que a berinjela não pode ser usada para doces? A compota de berinjela é um doce que pode deixar os lanches da tarde ainda mais gostosos, principalmente quando podem ser servidos com torradas.
A principal dica para deixar a compota de berinjela bem saborosa é levar o vegetal fatiado para assar com azeite e sal por alguns minutos. Além disso, você pode incrementar a conserva com os ingredientes que preferir, até mesmo com sementes e oleaginosas. Para te incentivar, nós separamos uma receita bem colorida e simples.
Ingredientes
-3 berinjelas cortadas em cubinhos -1 pimentão verde cortado em cubinhos -1 pimentão amarelo cortado em cubinhos -1 pimentão vermelho cortado em cubinhos -2 cebolas grandes cortadas em rodelas -2 tomates italianos cortados em cubinhos -6 dentes de alho picados -Azeite e sal a gosto -Folhas de manjericão, orégano, cheiro-verde e pimenta-do-reino moída a gosto -Azeitonas verdes picadas (opcional) -Nozes picadas (opcional)
Para começar, coloque as berinjelas e os pimentões cortados em cubinhos em uma travessa. Regue com azeite e sal e leve para assar no forno a 180°C por 45 minutos. Depois, retire do forno e reserve. Em seguida, bata o alho e a cebola no processador e, depois, despeje a mistura na travessa com a berinjela. Acrescente o tomate picado e os temperos a gosto (as folhas de manjericão, o cheiro-verde, o orégano e a pimenta-do-reino).
Vá misturando tudo com uma colher de pau, adicione as azeitonas verdes picadas e as nozes (opcional) e coloque mais um pouco de azeite e sal, se desejar. O segredo é sempre provar a mistura para, assim, ir acrescentando um pouco mais dos temperos que preferir. Para finalizar, basta colocar tudo em um pote de vidro, tampar e levar à geladeira. Sirva a compota com pães e torradinhas que faz muito sucesso!
Patê de berinjela árabe
O patê de berinjela árabe é um prato árabe, que deve ser servido com o pão sírio. Esse patê pode ser feito para reuniões entre amigos ou entrada de refeições temáticas. Que tal?
Ingredientes
-1 berinjela orgânica Taeq -2 dentes de alho orgânico Taeq picados -1 colher de sopa de tahine (ou coalhada integral Taeq) -1 colher de sopa de sumo de limão Taeq -Sal e pimenta-do-reino a gosto Lave a berinjela e realize alguns furos na casca com o auxílio de um garfo. Coloque o alimento ao forno preaquecido a 200 graus por 30 minutos para assar o legume. Passado o tempo, espere esfriar e descasque a berinjela.
O vegetal vai estar mole, então corte em pedaços grandes com uma faca e amasse em seguida até que vire um purê. Misture bem com o resto dos ingredientes e sirva com pão sírio, clássico da culinária árabe. É sucesso na certa!
Patê de berinjela com azeitona preta
Uma variação de entrada é a opção do patê de berinjela com azeitona preta. Com gosto levemente acidificado, essa pasta é bem-vinda em reuniões com amigos, café da manhã ou lanches da tarde.
A combinação de sabores desse preparo é incrível! Acompanhe o passo a passo:
Ingredientes
-1 berinjela orgânica Taeq em rodelas -1 ½ xícara de chá de azeitona preta sem caroço -2 dentes de alho orgânico Taeq picados -3 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem Taeq -1 colher de chá de páprica doce -Sal e cebolinha a gosto
Após lavar a berinjela, corte-a em rodelas e leve o vegetal ao fogo mergulhado em água e um pouco de vinagre. Mantenha o fogo alto e deixe o alimento cozinhar até ferver enquanto mexe ocasionalmente.
Desligue o fogo, escorra a água e espere esfriar. Quando for possível manusear o legume, esprema contra uma superfície para remover o excesso de líquido. Por fim, é só levar ao liquidificador e misturar com o resto dos ingredientes até uniformizar o patê de berinjela. Prontinho!
Patê de berinjela com iogurte
Este patê de berinjela com iogurte também é de origem turca. A versatilidade da berinjela, aliada com a acidez do iogurte natural, traz uma mistura leve e marcante. Também é recomendado para entradas ou reuniões entre amigos e família.
Esse preparo é para quem gosta de pastinhas bem cremosas e de sabor suave! Veja a seguir o passo a passo:
Ingredientes
-1 berinjela orgânica Taeq assada e cortadas em cubos pequenos -1 dente de alho orgânico Taeq picado -5 colheres de sopa de iogurte natural integral Taeq -3 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem Taeq -Sal, pimenta-do-reino, cominho e coentro a gosto
Lave a berinjela e corte-a em cubos pequenos. Tempere o legume com sal e pimenta-do-reino. Em seguida, leve o vegetal ao fogo médio em uma frigideira para cozinhar junto com o azeite e o alho até que ele fique mole. Adicione um pouco de água ocasionalmente para evitar queimar o alimento.
Após desligar o fogo, aguarde a berinjela esfriar. Finalize o preparo levando a berinjela e o resto dos ingredientes ao liquidificador para formar o patê. Dá para servir com torrada ou Pão Integral Taeq.
Lasanha vegana de berinjela
A lasanha vegana é uma ótima pedida para quem não come nada de origem animal. Além disso, pode ser uma porta de entrada para aqueles que não conhecem a comida vegana, mas têm vontade de conhecer.
Ingredientes
-4 xícaras de chá de bebida de aveia Taeq; -4 colheres de sopa de farinha de trigo integral; -4 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem Taeq; -Sal e noz-moscada a gosto.
Para acertar no molho branco vegano, adicione 4 colheres de azeite com a farinha de trigo integral em uma panela e mexa bem e rapidamente até dourar. Depois, acrescente a bebida de aveia à panela e tempere com sal e noz-moscada a gosto. Misture uma vez ou outra em fogo baixo até atingir consistência cremosa e reserve em seguida.
Com a abobrinha e berinjelas grelhadas e o molho de tomate pronto, inicie a montagem. Em um refratário, adicione uma concha de molho branco, acrescente as berinjelas e cubra com uma concha molho de tomate por cima. Repita o processo até preencher o recipiente completamente. Leve o preparo ao forno preaquecido a 200 graus por 15 minutos. Por fim, é só servir!
Lasanha fit de berinjela
A lasanha fit de berinjela mistura os nutrientes que dão energia para a hora do treino, além de ser saborosa. Aproveite para variar no cardápio com esse prato delicioso e faça sucesso nos próximos almoços que preparar.
O preparo dela conta, somente, com 3 etapas: confecção do molho de tomate, cozimento do frango e a montagem das camadas. Apesar disso, o tempo de preparo é pouco mais de 1 hora e meia. O sabor é incomparável e vale muito a pena experimentar. Olha só:
Ingredientes
-2 unidades de berinjela orgânica Taeq fatiadas; -1 abobrinha italiana orgânica Taeq fatiada; -6 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem Taeq; -300g de queijo mozzarella de búfala Taeq; -1 cebola orgânica Taeq picada; -2 dentes de alho orgânico Taeq amassados; -500g de filé de peito de frango Taeq desfiado; -4 unidades de tomate italiano orgânico Taeq fatiadas; -Sal, pimenta-do-reino e manjericão picado a gosto.
Cozinhe o peito de frango na panela de pressão com ½ xícara de chá de água por 15 minutos e desfie-o quando estiver morno. Para o molho vermelho, refogue a cebola e o alho na panela com azeite. Adicione os tomates ao preparo e tempere com sal, manjericão e pimenta-do-reino a gosto. Deixe em fogo médio por aproximadamente 10 minutos até os tomates murcharem. Por fim, junte o frango desfiado ao molho e mexa bem.
Antes de montar lasanha saudável, tempere as fatias compridas de berinjela e abobrinha com sal a gosto e grelhe-as com azeite na frigideira. Em um refratário, acrescente uma concha de molho, faça uma camada de berinjela e abobrinha e adicione pequenas fatias de mozzarella. Repita o processo até preencher o recipiente por completo, polvilhe mozzarella ralada por cima e leve ao forno preaquecido a 180 graus por 20 minutos. E essa é a lasanha de berinjela com frango!
Berinjela na air fryer
Você quer um prato sem complicação? Pois bem, a berinjela na air fryer é assim, rapidinha. Aproveite para fazê-la em um dia que estiver com um monte de coisa para fazer, pois o seu preparo é rápido e simples, o tempo na air fryer não demanda muita atenção e a refeição é muito saborosa.
Um dos pontos altos dessa receita é que ela é personalizável, já que os temperos podem variar de acordo com o seu paladar.
Para começar, o ingrediente principal é a berinjela orgânica Taeq. Outro item que não pode mudar é o azeite: na airfryer, ele vai ajudar a dar crocância para a berinjela se ela for cortada fina o suficiente para isso. Além dele, você pode usar sal, pimenta do reino, alho, chimichurri, páprica ou qualquer outro tempero que faça parte do dia a dia da sua casa.
O ideal, apenas, é não exagerar na quantidade ou misturar muitas opções diferentes, já que, nesse caso, eles podem esconder o sabor do vegetal.
Na hora de selecionar a quantidade de berinjelas usadas, leve em consideração quantas pessoas vão comer e o tamanho do cesto da sua airfryer. Nos modelos de tamanho médio, de três a quatro litros de capacidade, uma berinjela grande costuma ser o ideal. Esse cuidado é necessário porque se o cesto ficar muito cheio, a berinjela não vai ficar tão crocante no final. Acompanhe, a seguir, o passo a passo.
-Lave a berinjela com uma escovinha: como a casca também é utilizada nessa receita, ela deve estar bem higienizada; -Corte o vegetal em cubinhos, rodelas ou tiras: o importante é que os pedaços não fiquem muito grandes ou grossos; -Tempere a gosto: num refratário – preferencialmente de vidro – coloque a berinjela, azeite, sal, pimenta do reino e outros temperos a gosto. Se possível, deixe a mistura descansando por no máximo 10 minutos antes de colocar na airfryer. Assim, ela vai pegar mais sabor; -Asse na fritadeira: depois do tempo de descanso e com a airfryer pré aquecida a 200°, coloque a berinjela temperada no cesto e programe por 15 minutos. A cada cinco minutos, abra o cesto e balance para garantir que todos os lados estarão igualmente cozidos no final; -Retire quando a berinjela estiver dourada: se precisar, deixe por mais 5 minutos além dos 15 iniciais. Sirva ainda quente como acompanhamento de diferentes pratos.
Agora que você já conheceu todas essas receitas com berinjela, você pode experimentar diferentes preparações, descobrir novos sabores e ainda aproveitar todos os benefícios desse vegetal para sua saúde. Então, faça bom uso dessas nossas dicas e transforme suas refeições em momentos ainda mais saudáveis, nutritivos e saborosos.
Até a próxima!