Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
As comidas típicas da região Sul que valem a pena experimentar
Guia Culinário 12/12/2019

As comidas típicas da região Sul que valem a pena experimentar

Você conhece as comidas típicas de cada região brasileira? É difícil saber a fundo sobre os detalhes da nossa culinária – afinal, o Brasil é um país continental, superdiverso e riquíssimo em cultura! Então, para que você conheça um pouco mais sobre a nossa culinária, nós fizemos uma lista com comidas típicas da região Sul que todos deveriam conhecer e experimentar. Dá uma olhada!

Pinhão cozido é um ótimo tira-gosto

Quem aí já experimentou pinhão cozido com um pouquinho de sal? Originário do Paraná, esse alimento pertence ao grupo das sementes comestíveis e fica uma delícia em diferentes receitas! Geralmente ele é servido como tira-gosto, mas também pode ser usado para o preparo de carnes, farofas e até risotos. Se você ainda não experimentou pinhão, a nossa dica é não perder mais tempo!

Arroz carreteiro conta com mix de carnes e temperos no seu preparo

Outro prato da região Sul que faz bastante sucesso é o arroz carreteiro. Ele é feito com um mix de temperos e carnes, resultando em um prato bem colorido e nutritivo. Para preparar você deve misturar o arroz com carne seca, cheiro verde, alho, cebola e outros temperos. As versões mais elaboradas do prato levam uma quantidade grande de ingredientes: tomate, pimentão, pimenta e até outros tipos de carnes (como bacon e linguiça). Você pode selecionar os ingredientes que mais gosta – e os mais saudáveis – para preparar a versão de arroz carreteiro que preferir.

Galeto pode ser consumido como aperitivo

Você sabia que o galeto (prato popularizado em vários estados do Brasil) é de origem gaúcha? Isso mesmo, essa versão de “frango assado” que muita gente pede como aperitivo surgiu na cidade de Caxias do Sul. Interessante, né?

E se engana quem pensa que o galeto é apenas um franguinho comum. Ele tem um modo especial de preparo e costuma ser pequeno (pois é feito com um frango ainda “jovem”). A nossa dica para preparar um galeto dos deuses é caprichar na marinada: coloque cebola, sal, azeite, cheiro-verde, molho shoyu e, se preferir, até um pouco de vinho branco e páprica picante. Guarde a carne branca dentro de um saco e deixe-a dentro da geladeira de um dia para o outro. Depois é só preparar na churrasqueira. Fica uma delícia!

Barreado tem um preparo que pode levar 20 horas

Se você já visitou a cidade de Morretes, no Paraná, é provável que já tenha experimentado o clássico barreado. Afinal, praticamente todos os restaurantes do município têm esse prato como carro-chefe.

Prato típico do litoral paranaense, o barreado é feito com um ou mais tipos de carne bovina, diferentes temperos (como alho, cebola, pimenta-do-reino, cheiro-verde e cominho) e servido com farinha de mandioca, arroz e banana-da-terra. O grande diferencial do prato, na verdade, está no modo de preparo, pois as carnes são cozidas na panela de barro por cerca de 20 horas, até ficarem bem desmanchadas e desfiadas. Interessante, né?

Bônus: chimarrão é fonte de vitaminas

Apesar de não ser propriamente uma comida típica, o chimarrão não pode ficar de fora dessa lista! Feito com água quente, erva-mate moída (e, dependendo, algum tipo de chá), o chimarrão é uma bebida típica gaúcha cheia de benefícios, pois é fonte de vitaminas do complexo B, C, D, antioxidantes e diversos sais minerais. Mas a melhor parte é que, por ser bem quentinho, ele é ótimo para aquecer nos dias mais frios. Por isso, inclusive, é tão querido pelo povo do Sul!

E aí, se animou para experimentar as comidas típicas da região Sul? Todas elas são imperdíveis, então tente não se esquecer de nenhuma!