As frutas com E que você precisa conhecer e os seus benefícios para a saúde
É quase impossível listar todas as frutas que existem no mundo, sabia? Além das mais populares – como banana, maçã, uva, melancia e mamão -, existem espécies exóticas que quase ninguém conhece. Você já parou para pensar, por exemplo, em quais (e quantas) frutas começam com a letra “E”? Não é tão fácil, né?
Para que você conheça melhor o universo das plantas e frutos – inclusive opções de origem brasileira -, nós fizemos uma lista de frutas com a letra “E” bem saborosas, saudáveis e que merecem fazer parte da sua dieta. Confira!
1. Esfregadinha (ou ameixa da Índia) é fonte de vitaminas do complexo B, C, A e diferentes minerais
Nativa da Índia e de Bangladesh, a esfregadinha (ou ameixa da Índia) é uma fruta redonda, pequena, de coloração vermelha-escura (quando madura), com a casca lisa e a polpa amarela, doce e suculenta.
Em termos nutricionais, ela tem muito a oferecer à nossa saúde: é composta por vitaminas do complexo B, C, A e minerais como potássio, fósforo, cálcio e magnésio. A melhor parte é que você pode consumi-la tanto in natura (melhor forma de absorver todos os seus nutrientes) quanto em sucos e doces (como em geleias, sorvetes e bolos).
2. Engkala é rica em antioxidantes, minerais e gorduras ‘do bem’
Pequena, arredondada e de coloração rosa, a engkala é uma fruta que pertence à mesma família do abacate. Ela é originária da Malásia – onde foi consumida por anos pelas tribos da região – e tem um sabor doce e suave que faz bastante sucesso!
Por ser parente do abacate, ambas as frutas são bem semelhantes em termos nutricionais, sendo fontes de gorduras do “bem”, como o ômega 3, que é fundamental para o equilíbrio do colesterol e saúde do coração. Além disso, a engkala é composta por diversos minerais indispensáveis ao nosso organismo: zinco, ferro, potássio, fósforo, cálcio, magnésio, cobre e manganês.
Por fornecer antioxidantes, ela também é essencial para o sistema imunológico, ajuda a manter a saúde da pele (evitando o envelhecimento precoce), previne doenças como o mal de Alzheimer e até alguns tipos de câncer.
3. Escropari (ou bacupari) tem alto potencial antioxidante
Chegou a hora de falar de uma frutinha nativa da Amazônia que é simplesmente uma bomba de antioxidantes! De acordo com pesquisadores, a escropari (também conhecida como bacupari) ajuda muito em tratamentos contra tumores (em especial, cânceres de próstata e de mama) e também infecções do sistema urinário.
Ela chega a ter um potencial antioxidante três vezes maior que o blueberry (mirtilo), por exemplo, que é uma fruta norte-americana conhecida justamente por ser rica em antioxidantes.
Redonda, de coloração amarela e sabor ácido, a escropari pode ser consumida in natura ou também usada para o preparo de sucos, geleias e diferentes doces. Fica a dica!
4. Embaúba faz bem para tosse, bronquite e auxilia no tratamento da diabetes
A embaúba, para quem não sabe, é uma árvore amazônica muito usada para fins medicinais. Seus frutos, que recebem o mesmo nome, são fontes de vitaminas, minerais e possuem propriedades analgésicas e expectorantes. Ou seja, ajudam a tratar problemas como tosse e bronquite. Além disso, a embaúba é indicada para o tratamento da diabetes e de problemas respiratórios, pois também tem propriedades cicatrizantes e diuréticas. Interessante, né?
Apesar de não ser muito conhecida, a embaúba é uma das árvores mais importantes da Floresta Amazônica, pois alimenta aves, morcegos, macacos e até mesmo peixes (que comem os frutos que caem nas águas dos rios). Uma boa dica é usar seus frutos e folhas para fazer sucos detox e expectorantes.