As frutas com H que você talvez não conheça, mas são supernutritivas
Para fortalecer a imunidade e matar a vontade de comer doce no dia a dia, uma ótima dica é incluir diferentes tipos de frutas na dieta. Além das mais tradicionais, como maçã, banana, morango, limão e laranja, existem espécies mais exóticas – igualmente saborosas e nutritivas – que podem ser consumidas in natura, usadas no preparo de sucos, mousses, saladas e diferentes receitas. Você sabia, por exemplo, que existem frutas com H bem saudáveis que quase ninguém conhece? Para que você amplie mais o seu cardápio, nós separamos algumas delas. Vale a pena conhecer!
1. Hawthorn é uma fruta vermelha rica em antioxidantes, fibras e substâncias prebióticas
Também chamado de espinheiro-branco (ou alvar), o hawthorn é uma fruta pequena, vermelha e arredondada, com sabor levemente azedo – semelhante à acerola, por exemplo. Cultivada em regiões temperadas, essa frutinha é comum na América do Norte, Ásia e Europa, sendo usada principalmente no preparo de sucos.
Em termos nutricionais, o hawthorn ganha bastante destaque, pois contém um alto teor de vitaminas, antioxidantes, fibras e substâncias prebióticas. Ele apresenta ação anti-inflamatória, ajuda a prevenir doenças cardíacas e a controlar os níveis de colesterol a longo prazo. Além disso, essa fruta é considerada uma grande aliada para quem tem diabetes e ajuda a reduzir a pressão arterial.
Por conter fibras alimentares (importantes para a digestão) e apresentar ação prebiótica, essa frutinha também ajuda a manter o intestino em bom funcionamento, evitando problemas digestivos. Uma boa dica é incluí-la no consumo diário para fortalecer a imunidade (por conta da presença de vitaminas e antioxidantes) e ainda melhorar a saúde da pele.
2. Hilocéreo (ou pitaya) é rico em fibras, vitaminas, minerais e pode ser encontrado em diferentes versões
Mais conhecido como pitaya, o hilocéreo é uma fruta rica em fibras, vitamina C, cálcio, fósforo e outros nutrientes indispensáveis para o organismo. Originário do México, esse alimento pode ser encontrado em diferentes versões: de polpa branca, vermelha ou de casca amarela (com polpa branca), por exemplo. No Brasil, a pitaya branca é a mais consumida, sendo comumente utilizada no preparo de cremes, mousses e sucos refrescantes.
O grande diferencial do hilocéreo é que ele contém poucas calorias e é altamente nutritivo, sendo indicado para quem precisa perder peso. Ele tem forte poder antioxidante, ajuda na saúde do coração, do sistema de defesa do corpo e contribui para o controle dos níveis de colesterol e da pressão arterial.
3. Heisteria é uma fruta brasileira rica em vitaminas e antioxidantes
Nativa do Cerrado e da Mata Atlântica, a heisteria é uma fruta brasileira rica em vitaminas, fibras e agentes antioxidantes que ajudam bastante a fortalecer a imunidade. Ela é bem pequena, arredondada, esbranquiçada e tem uma polpa bem suculenta – ótima para incrementar receitas de sucos detox, por exemplo. Vale a pena incluí-la em receitas de bebidas ou mix com outras frutas no dia a dia.