Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Benefícios do omega 3 e 4 alimentos onde encontrá-lo
Guia Culinário 29/12/2022

Benefícios do omega 3 e 4 alimentos onde encontrá-lo

Você já deve ter ouvido falar em ômega 3 quando se trata de alimentação, não é mesmo? Mas você sabe quais são os benefícios do ômega 3 para o organismo? Por que é tão importante consumi-lo? E quais alimentos são fontes desse nutriente? Para responder essas perguntas, leia atentamente todas as informações abaixo.

O ômega 3 é considerado uma “gordura do bem”

Muito se fala por aí que ômega 3 é uma “gordura do bem” e, por isso, pode e deve ser consumido sem preocupações. No entanto, só de ler a palavra “gordura”, muita gente já se questiona se pode mesmo confiar.

Sim, o ômega 3 deve ser consumido todos os dias, já que o nutriente não é produzido naturalmente pelo corpo humano e é obtido exclusivamente pela alimentação. Além disso, ele é um ácido graxo poli-insaturado essencial, a famosa “gordura boa”. Então, não precisa ter medo, afinal o corpo precisa de diferentes nutrientes – incluindo gordura – para funcionar corretamente.

Um dos benefícios do ômega 3 é atuar nas funções cognitivas e hormonais do corpo

Entre os benefícios do ômega 3, vale ressaltar a sua importância para o bom funcionamento do cérebro. É esse nutriente que ajuda a preservar as funções cognitivas e executivas (de atenção, memória, linguagem e percepção), assim como combater o envelhecimento e a degeneração cerebral.

Outro ponto importante é que o ômega 3 é também fundamental para a saúde da pele, dos cabelos e do sistema imunológico, por conta da sua ação anti-inflamatória e antioxidante. E mais: com propriedades anticoagulantes, ele cuida do sistema circulatório, prevenindo doenças como trombose e embolia.

Confira 4 alimentos que são fonte de ômega 3

Para garantir a ingestão e benefícios do ômega 3, você precisa saber quais alimentos consumir. Entre eles, estão:

Vegetais verde-escuros: um jeito bem fácil de incluir o ômega 3 na rotina é consumir vegetais, de preferência os de folha verde-escura, como couve, brócolis e espinafre. Essas verduras são opções acessíveis e muito versáteis, já que dá para criar diferentes receitas com cada uma delas.

Chia: a semente de chia também é uma ótima aliada na ingestão de ômega 3. Isso porque ela é fonte de fibras, vitaminas e também tem ação antioxidante, auxiliando na saúde do intestino e combatendo as ações dos radicais livres. Você pode usá-la em vitaminas, sucos e também incorporá-las nas saladas.

Salmão: quando o assunto é benefícios do ômega 3, é impossível não falar do salmão! O peixe é uma opção saborosa e muito nutritiva, sendo fonte de minerais e vitaminas essenciais para o bom funcionamento do corpo. Vale apostar no consumo do salmão de forma regular para garantir refeições leves e saudáveis.

Ovos: para quem não sabe, o ovo também ajuda a repor o ômega 3 no organismo. Além disso, o alimento é fonte de ferro, fósforo, zinco, proteínas, manganês e vitaminas do complexo B.