Benefícios dos multigrãos: conheça as vantagens dos cereais mais utilizados
Você certamente já ouviu falar em alimentos multigrãos, mas sabe o que isso significa? Bem, como o nome já indica, eles contam com uma mistura de grãos – ou seja, cereais – para turbinarem ainda mais a nossa alimentação. No entanto, para garantir que eles realmente sejam benéficos, é importante se certificar de que todos os grãos presentes na receita sejam integrais, já que os processados e refinados podem interferir no valor nutricional.
Pensando nisso, para você ficar atento e não errar na hora de escolher o alimento multigrão, preparamos uma matéria especial com os cereais mais utilizados e os benefícios de cada um deles. Confira:
Chia: controla os níveis de açúcar no sangue e faz bem para o coração
A chia é um dos cereais mais utilizados nos alimentos multigrãos. Dentre seus benefícios, está a capacidade de equilibrar as taxas de açúcar no sangue – sendo assim, muito indicada para diabéticos – e o aumento da sensação de saciedade por ser rica em fibras alimentares. Além disso, ela também reduz os riscos de problemas no coração por contar com o poder do ômega 3, é boa para a memória por ter cálcio e ferro na composição, e ainda combate células cancerígenas devido a presença de agentes antioxidantes.
Linhaça: aumenta a sensação de saciedade e tem ação anti-inflamatória
A linhaça, que pode aparecer na versão dourada ou marrom, também ajuda a aumentar a sensação de saciedade no organismo por ter uma boa quantidade de fibras. Mas seus benefícios não param por aí: ela também faz bem para o sistema imunológico por ter ácidos-graxos que aumentam a imunidade, diminui os sintomas da TPM por garantir um maior equilíbrio hormonal, e tem ação anti-inflamatória por ter o ácido alfalinolênico.
Gergelim: garante mais energia por ser rico em proteínas
É muito comum encontrar o gergelim no pão de hambúrguer – mas ele também é um dos cereais utilizados nos alimentos multigrãos. Assim como a linhaça e a chia, ele também é rico em fibras e aumenta a sensação de saciedade no organismo, além de melhorar o funcionamento do intestino e garantir mais energia para o corpo por ser fonte de proteínas. Ômega 3, ferro e vitaminas do Complexo B também estão entre seus principais nutrientes.
Aveia: melhora o humor e conta com fibras solúveis
Um dos maiores benefícios da aveia é a qualidade das fibras que fazem parte de sua composição – as beta-glucanas, que são solúveis e contribuem para a diminuição da retenção de líquidos. Além disso, ela também ajuda a regular o intestino, aumenta a imunidade por contribuir para a produção de anticorpos, controla glicose e colesterol, e ainda garante maior sensação de bem-estar por contar com a ação do triptofano – que é precursor da serotonina, o hormônio do bom-humor.
Quinoa: faz bem para o cérebro e diminui o colesterol ruim
Considerada um dos cereais mais completos, a quinoa tem proteína, carboidratos, minerais, fibras, aminoácidos, ômega 3, ferro, e vitaminas do Complexo B. Dentre suas vantagens para a saúde está a redução do colesterol ruim, aumento da imunidade, aumento da sensação de saciedade e melhora no funcionamento do cérebro por fortalecer o sistema nervoso.
Semente de girassol: fortalece o sistema imunológico e previne o câncer
A melhora no sistema imunológico aparece entre os principais benefícios das sementes de girassol – mas não para por aí. Ela também previne doenças cardiovasculares e o câncer por ter agentes antioxidantes, como a vitamina E, em sua composição.