Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Cansaço excessivo pode ser falta de nutrientes. Veja 5 alimentos que ajudam
Guia Culinário 28/12/2022

Cansaço excessivo pode ser falta de nutrientes. Veja 5 alimentos que ajudam

A causa do cansaço excessivo e constante pode ser facilmente confundida com a correria do dia a dia. Afinal de contas, com o acúmulo de funções e pouco tempo disponível para descanso, é comum que o corpo fique fadigado. Ainda assim, essa situação pode ter outras causas e uma delas tem a ver com a sua alimentação. Uma rotina alimentar rica em açúcares e gordura não dá ao organismo os nutrientes necessários para gerar energia e funcionar da melhor forma. Por isso, melhorar a qualidade dos pratos e ingredientes consumidos é algo que pode ajudar. Conheça, aqui embaixo, alguns alimentos que podem te ajudar nesse processo.

Cansaço excessivo: o que pode ser?

Se, mesmo dormindo e se alimentando bem, a sensação de cansaço constante não passar, o ideal é que você procure um médico. Isto é necessário porque o sintoma pode ter diferentes causas além do estresse e da falta de descanso provenientes do dia a dia corrido. Algumas dessas possíveis causas são: desequilíbrio hormonal, alterações na tireóide, diabetes e, até mesmo, doenças cardíacas.

1. Abacate pode ajudar a melhorar a sensação de cansaço excessivo

A sensação de mente cansada, muitas vezes, é mais difícil de administrar do que a do cansaço físico. Nesse caso, o abacate pode ajudar: ele é rico em gorduras boas para o organismo e minerais como o magnésio. As gorduras, nesse caso, são boas para a função cerebral e o magnésio, atua no relaxamento muscular. Por isso, o abacate pode fazer parte do seu cardápio de antes de dormir.

2. Fonte natural de glicose, mel dá energia para combater o cansaço excessivo

Assim como o abacate, o mel é um alimento com componentes que ajudam a combater o cansaço excessivo. Nesse caso, o responsável é o ômega 3 – também encontrado em peixes como o salmão e algumas oleaginosas. Ele melhora a função cerebral e ajuda a diminuir a sensação de cansaço e fadiga. Além disso, o mel também é uma fonte natural de glicose e ajuda o organismo a gerar energia para funcionar.

3. Cansaço excessivo e dificuldade para dormir? Tome chá de capim cidreira

O chá de capim cidreira é natural e muito recomendado para quem tem dificuldades para dormir. Isso acontece por causa de suas propriedades relaxantes e calmantes. Ou seja: se aliado a uma dieta balanceada, rica nas vitaminas, proteínas e nutrientes necessários para o funcionamento do organismo, ele pode ser essencial para combater o cansaço excessivo. Com esse objetivo, ele deve ser consumido antes de dormir.

4. Alface tem propriedades relaxantes que diminuem o cansaço excessivo

Outro alimento com propriedades relaxantes que muita gente consome sem saber é a alface. Seja consumida em chá ou na salada, a folha conta com lactucina e lactupicrina, substâncias calmantes que ajudam a aliviar o estresse, a ansiedade e a relaxar o corpo, garantindo um descanso mais efetivo. Além disso, ela também tem minerais como cálcio e potássio – eles diminuem a fadiga dos ossos e músculos, ajudando no relaxamento do corpo.

5. Fibras e vitaminas presentes no arroz integral ajudam a evitar a fadiga e o cansaço excessivo

O arroz integral também entra na lista dos alimentos que ajudam a combater o cansaço. Ele é rico em vitaminas do complexo B e em fibras alimentares. Além disso, é um carboidrato de absorção lenta, ou seja: ele não causa pico glicêmico assim que é consumido. Por isso, fornece energia por mais tempo para o organismo, evitando a fadiga e o cansaço durante o dia.