Chikungunya: os alimentos que ajudam a tratar sintomas da doença
Com os vírus da chikungunya, zica e dengue em alta, é muito importante que todos pratiquem o autocuidado e preservem melhor o organismo, principalmente através da alimentação. Além de buscar uma rotina alimentar preventiva (com alimentos que fortalecem a imunidade), outra dica interessante é recorrer a frutas, vegetais, ervas medicinais e outros grupos alimentares que funcionam como remédios para o problema. Para ajudar quem está sofrendo com a chikungunya, nós preparamos uma lista de ouro com vários alimentos que ajudam a aliviar os seus sintomas. Confira!
Quais são os sintomas da chikungunya?
Para quem ainda não sabe, a chikungunya é uma doença causada pelo vírus CHIKV, transmitido pela picada dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus infectados. O grande problema dessa doença é que ela causa dores intensas nas articulações, nos músculos, na cabeça, febre alta e até mesmo manchas vermelhas pelo corpo. Mas a pior parte é que, mesmo que a pessoa debilitada esteja em tratamento, esse quadro pode durar por até
Aposte em água de coco, sucos e chás desintoxicantes
A principal dica para tratar a chikungunya é abusar de líquidos hidratantes (como água de coco) e desintoxicantes, investindo em sucos e chás detox e anti-inflamatórios. Para tal, você deve recorrer às ervas medicinais e alimentos que auxiliam na limpeza do organismo. A unha-de-gato, por exemplo, é conhecida por ser um anti-inflamatório natural incrível.
A canela de velho, por sua vez, é uma planta medicinal que alivia dores nas articulações, sendo muito usada para o tratamento de artrites e artroses. Chás de alecrim e cavalinha também surtem o mesmo efeito e podem ser preparados em infusão. O segredo para não sofrer com as dores intensas da chicungunya é tomar todos os esses chás. Outra dica interessante é preparar sucos detox com abacaxi, água de coco, couve, gengibre e diferentes vegetais.
Frutas detox e diuréticas também são bem-vindas
Além de apostar nas ervas medicinais, não se esqueça de também preparar receitas com frutas detox e diuréticas – limão, laranja, melancia, abacaxi e por aí vai. Elas têm alto teor de água (funcionando como hidratantes), vitaminas e antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico. Neste período em que o corpo está inflamado e intoxicado com o vírus, o mais importante é que você opte pela alimentação mais natural possível.
Alimentos ricos em vitamina B12 ajudam a fortalecer os músculos e o sistema nervoso
Outra dica interessante é apostar em alimentos ricos em vitaminas B12 – em especial, carnes magras, como frangos e peixes, além de ovos e ostras. Esse nutriente faz bem para o sistema nervoso e auxilia na saúde dos músculos, sendo fundamental para o equilíbrio do corpo. Por isso, o ideal é que você busque consumir esses alimentos ou, ao menos, tome suplementos de vitamina B12. Mas lembre-se de fazer um acompanhamento médico, ok?
Inhame atua como depurador do sangue
Você sabia que o inhame atua como depurador do sangue, auxiliando a combater inflamações? Nos primeiros dias – em que o vírus da chikungunya ainda está transitando livremente pelo seu sangue – uma boa dica é tomar chás, sopas e outros pratos feitos com esse alimento. O inhame também é fonte de ferro, vitamina C e ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL).
Tente evitar gorduras e açúcar refinado na alimentação
Para que sua alimentação seja bem leve, também é importante evitar o consumo de alimentos muito gordurosos (como carne vermelha) e açúcares – ou seja, chocolates, biscoitos recheados, balas e sorvetes. Esses alimentos só ajudam a piorar o quadro inflamatório e não auxiliam no processo de recuperação da chikungunya. Portanto, lembre-se de buscar alternativas mais naturais e menos opções com gordura hidrogenada.
Obs.: Bebidas alcoólicas também devem ser banidas da dieta durante o processo de recuperação. Um dos malefícios do álcool é que ele sobrecarrega o fígado e atrapalha o funcionamento do corpo como um todo. Por isso, é fundamental que você exclua qualquer tipo de bebida alcoólica neste período.