Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Combinações de nutrientes: Quais são as mais poderosas para a alimentação?
Guia Culinário 22/09/2016

Combinações de nutrientes: Quais são as mais poderosas para a alimentação?

A união faz a força! Em nossa alimentação cotidiana, por exemplo, a combinação dos mais diversos ingredientes potencializam os benefícios dos nutrientes e geram os melhores benefícios. Mas, você sabe quais são as melhores e mais poderosas harmonizações nutricionais para a saúde? Confira cada uma delas!

A sinergia alimentar acontece quando conseguimos reunir o maior número de nutrientes em uma refeição, com pratos equilibrados, saudáveis e naturais. Quando os alimentos se juntam, suas propriedades também unem e abosorvem suas melhores qualidades, auxiliando todos os processos e funções do nosso organismo. De acordo com a nutricionista Cristiane Coronel, há quatro combinações essenciais para a nossa alimentação. São elas:

1 – Ferro + Ácido Ascórbico (vitamina C);

2 – Cálcio + Vitamina D + Ácido ascórbico;

3 – Licopeno + Gorduras poliinsaturadas;

4 – Fibras + Ômega 3

Quais os benefícios dessas combinações nutricionais?

1 – Ferro + Ácido Ascórbico (vitamina C)

De acordo com a Dra. Coronel, essa combinação é fundamental para a boa saúde sanguínea e dos tecidos. “Evita e trata anemias, pois a Vitamina C juntamente com o Ferro, faz esta combinação ser absorvida com efetividade nas células”, explica.

Alimentos fontes de ferro: carnes (vermelhas e brancas), feijões, lentilha, ervilha e vegetais verde-escuros. Alimentos fontes de ácido ascórbico: Limão, acerola, laranja, damasco

Nas refeições ricas em ferro (carnes, vegetais e leguminosas), acrescente laranja à salada ou esprema limão na comida ou tome suco de frutas ricas em vitamina C para potencializar a absorção do ferro.

2 – Cálcio + Vitamina D + Ácido ascórbico

O cálcio e a vitamina D possuem o papel de garantir o metabolismo do tecido ósseo e muscular.

Fontes de cálcio: leites e derivados (iogurtes/ queijos, requeijão), gergelim, espinafre e aveia.

Fontes de vitamina D: gemas de ovos, fígado, óleos de peixe.

3 – Licopeno + Gorduras poliinsaturadas

Esse carotenóide é famoso pelas várias funções interessantes no organismo: como preventivo do câncer, atua na saúde óssea, ocular, pele e cardiovascular. As gorduras poliinsaturadas ajudam na absorção do licopeno por afinidade química além de também nos oferecer benefícios ao coração, da circulação sanguínea, funcionamento cerebral.

Fontes de licopeno: tomates, melancia, goiaba, mamão.

Fontes de gorduras poliinsaturadas: azeite de oliva, óleo de milho, girassol, castanhas, nozes, amêndoas.

“A junção de frutas com um mix de castanhas no café-da-manhã ou lanche é uma excelente pedida para essa bomba de fitonutrientes!”, destaca a nutricionista.

4 – Fibras + ômega 3

Essa junção é capaz de prevenir eventos de doenças cardiovasculares, saúde intestinal e mental. As fibras são capazes de “limpar” o intestino, varrendo as impurezas que se depositam nele e reduzindo inflamações. Já o ômega 3 é capaz de melhorar a saúde cerebral, aumentando a capacidade de cognição e memória, melhorando o fluido sanguíneo atuando como preventivo de doenças arterioscleróticas.

“Que tal em um jantar, preparar um salmão com azeite de oliva extravirgem com arroz integral acrescido de vários grãos? Uma excelente opção saudável e moduladora da saúde cardiovascular e intestinal!”, finaliza a Dra. Cristiane Coronel.