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Guia Culinário 05/11/2019

Comer na cama é bom ou ruim? Descubra se vale a pena ou não abolir essa prática

Se você tem o hábito de comer na cama – assistindo a filmes, séries ou mexendo no celular, por exemplo – é muito importante atentar a certos pontos. Neste caso, é bem comum deixar migalhas ou restos de comida caírem no colchão, o que pode causar uma série de problemas! Para que você se convença a fazer as refeições sentado à mesa (em vez de no quarto) nós listamos os principais motivos para abolir o hábito de comer na cama. Dá uma olhada!

Ao comer na cama, você pode atrair insetos, microrganismos e bactérias para o colchão

Manter a higiene do local em que você dorme é algo de suma importância, sabia? Mas não adianta apenas tomar cuidado com as poeiras ou sujeiras da rua, também é necessário se policiar para não sujar o colchão com restos de comidas ou bebidas. Por isso, muitos médicos e especialistas não recomendam comer em cima da cama – tendo em mente que os alimentos atraem insetos e microrganismos danosos para a saúde.

Quem tem alergia, por exemplo, pode sofrer bastante com isso! Afinal, restos de comida podem atrair ácaros e, em casos, mais graves, bactérias causadoras de infecções. A nossa dica é que você evite ao máximo comer em cima do colchão – até mesmo pipocas, doces e lanches pequenos, ok?

Migalhas espalhadas pela cama também podem causar machucados na pele

Outro problema decorrente das migalhas na cama é que, quando pressionadas entre o corpo e o colchão, elas podem fazer feridas na pele e causar pequenas lesões. Por isso, é importante tomar bastante cuidado com restos de biscoitos, milhos de pipoca, casquinhas de amendoins e por aí vai. Lembre: é fundamental deixar a cama sempre bem limpa e livre de insetos!

Comer na cama pode gerar má postura e, consequentemente, atrapalhar na digestão

Muita gente acaba esquecendo, mas comer com uma boa postura (com a coluna reta, por exemplo) é algo fundamental. O problema é que muitas pessoas, ao comer na cama, têm o hábito de ficarem deitadas e com a coluna inclinada – o que pode ser prejudicial para o corpo e também para a digestão.

De acordo com o pesquisador e professor James Brown, que leciona Biologia e Ciências Biomédicas na Aston University, comer deitado atrapalha na absorção de nutrientes (como os hidratos de carbono, que são uma das nossas principais fontes de energia). Por isso, o ideal é fazer todas as refeições sentado à mesa, com a coluna bem reta.

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