Como fazer caldo de legumes com aproveitamento integral dos alimentos
Para evitar desperdícios na cozinha, faz todo sentido buscar um aproveitamento integral dos alimentos – ou seja, utilizar desde a polpa até as cascas, sementes, raízes, talos e caules em diferentes preparos. Você já pensou em fazer um caldo de legumes caseiro, por exemplo, para incrementar receitas de sopas e risotos? Essa versão de caldo é bem mais nutritiva que a industrializada, fica deliciosa e é mais simples de preparar do que parece. Aprenda já como fazer caldo de legumes com cascas e talos em poucos passos!
Receita de caldo de legumes natural
Para fazer um caldo de legumes bem saboroso, o segredo é abusar na quantidade de talos, cascas, legumes e de ervas e especiarias para ferver na água – você pode usar cenoura, cebola, alho, repolho, tomate, salsa, pimenta, pimentão, aipo, cúrcuma e por aí vai.
Embora a receita de caldo de legumes tradicional seja feita geralmente com vegetais inteiros, nada impede que você aproveite as partes comumente descartadas dos alimentos – que muitas vezes, inclusive, contêm até uma quantidade maior de fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais. Confira o nosso passo a passo para não errar:
Ingredientes
– 3 litros de água
– 2 cenouras orgânicas Taeq
– 2 talos de salsão orgânico Taeq
– 1 cebola orgânica Taeq grande
– 2 dentes de alho orgânico Taeq
– 1 talo de alho poró
– Cheiro-verde orgânico Taeq a gosto
– Sementes de pimenta-do-reino
– 1 folha de louro
Para começar, pique todos os vegetais (menos o alho) sem remover as cascas. Coloque a água em uma panela grande e junte todas as hortaliças picadas.
Primeiro, deixe cozinhar em fogo alto até começar a ferver. Em seguida, coloque o fogo no mínimo e espere cozinhar por entre 30 e 45 minutos – a ideia é que a água fique amarelada (por conta do mix de vegetais), mas não evapore toda durante o processo.
Passado esse tempo, coe o caldo de legumes e o utilize na receita que preferir. Fica delicioso!
Você pode armazenar esse caldo em potes de vidro na geladeira por até 1 semana ou então conservá-los em forminhas de gelo no freezer por até 3 meses. É sempre bom ter esse caldo pronto para utilizar no dia a dia em diferentes preparos – fica a dica!
Obs.: no final do preparo, o ideal é que você aproveite os vegetais em outras receitas, como saladas ou cremes de legumes (basta bater tudo no liquidificador com um pouco de água e sal, por exemplo). Também é possível utilizar os restos dos alimentos para fazer compostagem – processo de decomposição e reciclagem de matéria orgânica para fazer adubo para as plantas.
Como usar o caldo de legumes na cozinha?
Depois de preparar o caldo de legumes, você pode utilizá-lo em diferentes receitas, principalmente em risotos. O arroz arbóreo, por exemplo, fica delicioso quando cozinhado diretamente nesse caldo, pois consegue absorver bem o sabor dos legumes. Você também pode usar o caldo caseiro no preparo de sopas, refogados com carnes, legumes e diferentes hortaliças. Para ter mais praticidade no dia a dia, inclusive, não se esqueça de já deixar o caldo pronto na geladeira ou congelador, ok?