Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 17/05/2021

Como fazer conserva de jurubeba

Consumir jurubeba em conserva é uma ótima dica para melhorar o sistema digestivo. Para quem não sabe, essa planta tem propriedades diuréticas, laxativas, antioxidantes e anti-inflamatórias. Por isso, contribui bastante para o funcionamento do aparato gastrointestinal e fortalece o sistema imunológico a longo prazo. Aqui, nós separamos dicas de como fazer conserva de jurubeba de forma simples, usando diferentes temperos para agregar mais sabor e nutrientes à receita.

Afinal, o que é jurubeba e para que ela serve?

A jurubeba é uma planta medicinal muito consumida nas regiões Norte e Nordeste brasileiras. Embora tenha um sabor amargo, ela fica bem saborosa, desde que preparada e temperada da forma correta. O grande diferencial dessa plantinha é que ela tem ação digestiva, diurética, antioxidante, anti-inflamatória, descongestionante, cicatrizante e antitérmica (ajuda a reduzir a febre). Ou seja, ajuda bastante a perder peso, combate focos de inflamação. Além disso, faz bem para a saúde do fígado e mantém o organismo fortalecido contra possíveis gripes e resfriados.

Como fazer conserva de jurubeba?

Para fazer uma conserva de jurubeba bem saborosa (e menos amarga) é muito importante recorrer a alguns truques durante o cozimento e usar preferencialmente temperos mais fortes, que concedem bastante sabor, como cebola, alho, pimenta, ervas finas e até um pouco de vinagre, que ajuda a tirar o amargor das folhas.

Ingredientes

– 500 g de frutos de jurubeba

– Sal a gosto

– 3 dentes de alho picados

– ¼ de cebola picada em rodelas

– Azeite

– 1 pedaço de pimenta dedo-de-moça picado

– Vinagre

– 1 pote de vidro esterilizado com tampa

Para começar, deixe os frutos da jurubeba de molho por 24 horas. Troque a água pelo menos 4 vezes para tirar o excesso de amargor. Encha uma panela grande de água e espere ferver. Em seguida, escorra as jurubebas que estão de molho e as transfira para a panela. Adicione um pouco de sal e, então, deixe no fogo médio por 35 minutos – até que os frutos cozinhem, mas não desmanchem. Despeje as jurubebas no escorredor e reserve.

No fundo do pote de vidro, coloque um pouco de alho, cebola e azeite. Em seguida, adicione um pouco da jurubeba cozida por cima. Vá alternando entre camadas de frutos e temperos (coloque a pimenta picada no meio) e, no final, preencha o pote com vinagre. Tampe, agite um pouco e espere curtir dois dias antes do consumo. Prontinho!

Obs.: Você pode consumir a conserva de jurubeba com pães, torradas, biscoitos e até mesmo saladas verdes. Fica bem saboroso e é altamente nutritivo!

Produtos relacionados