Como fazer paella, receita repleta de frutos do mar
Comida típica espanhola, a paella é tradicionalmente feita com arroz, legumes e frutos do mar variados – como camarão, lula e mexilhão, alimentos muito presentes na culinária mediterrânea. O grande diferencial dessa receita é que ela é bem colorida, saborosa, levemente picante e muito benéfica em termos nutricionais – fornece fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes indispensáveis para o organismo. Então, para que você se inspire a conhecer melhor a culinária da Espanha, nós separamos dicas de como fazer paella usando os melhores ingredientes. Confira!
Receita de paella de frutos do mar
Para fazer a versão mais famosa de paella, a nossa dica é caprichar nos frutos do mar, nos temperos e especiarias utilizados, como alho, cebola, pimentão, açafrão e outros. Além disso, é importante usar o tipo de arroz certo para a receita. Na Espanha, utiliza-se o arroz bomba, que é curto e levemente arredondado. No entanto, como esse tipo de grão não é fácil de encontrar no Brasil, é possível recorrer ao arroz parboilizado ou ao arbóreo para o preparo da paella.
Um ponto positivo desse prato, inclusive, é que ele é bem balanceado em termos nutricionais – enquanto o arroz é fonte de carboidratos, os frutos do mar e legumes fornecem fibras, proteínas, minerais (cálcio, potássio e zinco) e vitaminas (do complexo B, D e E), que são importantes para a saúde. Saiba como preparar uma versão bem completa e saborosa dessa receita espanhola:
Ingredientes
– 2 xícaras de arroz arbóreo
– ½ colher de chá de açafrão
– 4 xícaras de água fervida
– Azeite a gosto
– 3 dentes de alho amassados
– 1 ½ cebola cortada em cubos
– 1 ½ tomate cortado em cubos (sem sementes)
– ½ pimentão vermelho cortado em cubos
– ½ pimentão amarelo cortado em cubos
– 500 g de lula em anéis
– 500 g de camarão descascado
– 1 colher de sopa de páprica picante
– Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
– ½ copo americano (120 ml) de vinho branco
– Sumo de 1 limão
– Coentro picado a gosto
Para começar, coloque a água fervida em um recipiente e junte o açafrão. Espere 10 minutos para que o sabor e a cor da especiaria sejam transferidos para a água. Em uma paellera (panela específica para essa receita), coloque um pouco de azeite, junte o alho, a cebola, o tomate e os pimentões. Refogue por uns minutos com uma colher de pau. Em seguida, adicione a lula, a páprica picante, o sal e a pimenta a gosto. Misture por mais uns minutos, até que a lula comece a cozinhar.
Acrescente o arroz arbóreo e o vinho branco por cima. Misture tudo até secar e adicione a água saborizada com o açafrão (que propiciará o cozimento do arroz). Em seguida, adicione o sumo de limão, abaixe o fogo e siga misturando até que o arroz fique al dente e o caldo seque um pouco. Em uma frigideira separada, frite os camarões com um pouco de azeite, sal e pimenta. Em seguida, incorpore-os ao arroz e incremente o prato com o coentro picado a gosto. Após misturar bem a paella, basta servir à mesa e prontinho!
Experimente paellas de outros sabores
Em vez de fazer uma receita de paella de frutos do mar, é possível experimentar versões com frango, carne de porco e até vegetarianas (feitas apenas com legumes). Ou seja, é possível preparar o prato de acordo com as restrições alimentares de cada um – tendo em mente que algumas pessoas são alérgicas a frutos do mar, por exemplo. O único segredo para que o prato fique bem saboroso é realmente usar o arroz certo e caprichar nos legumes, especiarias e temperos utilizados.