Como fazer suco de carambola e aproveitar seus nutrientes
Conhecida por ser suculenta e nutritiva, a carambola é uma fruta cítrica cheia de possibilidades de consumo! Ela pode ser usada tanto no preparo de bebidas, como sucos e vitaminas, quanto em pratos doces ou saladas – o importante é que esse ingrediente é perfeito para compor um cardápio saudável. Para te ajudar a diversificar o consumo da fruta no seu dia a dia, nós separamos o passo a passo de como fazer suco de carambola. Confira e aprenda:
Como fazer suco de carambola
Ingredientes
– 2 unidades de carambola madura
– 2 copos de água gelada
– Açúcar ou adoçante natural (como xilitol) a gosto
– Algumas pedrinhas de gelo
– 1 limão (opcional)
– 1 laranja (opcional)
Com apenas 2 unidades de carambola e 2 copos de água gelada é possível fazer um suco bem simples e nutritivo. Primeiro, você deve lavar e cortar o alimento em pedaços menores para colocar no liquidificador com a água. Depois, é só bater por alguns segundos (até triturar a fruta) e coar antes de beber, adoçando a gosto e acrescentando algumas pedrinhas de gelo.
Para enriquecer as propriedades da bebida, uma boa sugestão é acrescentar outras frutas no preparo, como é o caso do suco de carambola com limão ou laranja. Basta bater todos os ingredientes no liquidificador, coar e adicionar gelo.
Suco de carambola serve para combater gripes e resfriados, auxiliar no funcionamento do intestino e retardar o envelhecimento da pele
Por ser rico em grandes quantidades de vitamina C (que atua como um antioxidante), o suco de carambola ajuda a combater gripes e resfriados e retarda o envelhecimento precoce da pele, amenizando a ação de radicais livres no organismo. Além disso, as fibras presentes na fruta são essenciais para o bom funcionamento do intestino, tornando o suco uma poderosa alternativa para quem sofre com problemas de digestão.
Apesar dos benefícios, a carambola deve ser consumida com moderação
Embora a carambola tenha muitos benefícios, essa fruta possui um ácido que pode produzir cálculos renais e intoxicar o organismo se for consumida em excesso. Além disso, ela também possui uma substância tóxica chamada caramboxina entre os seus compostos, que costuma afetar a mucosa intestinal e desencadear sintomas como enjoos, vômitos e alterações neurológicas.
Sendo assim, o ideal é consumir a fruta com moderação, ingerindo apenas uma a duas carambolas por dia. Já quem sofre com problemas renais deve evitá-la ao máximo para não correr nenhum risco.