Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como fazer tomate confit? 3 receitas deliciosas desse antepasto
Guia Culinário 06/11/2020

Como fazer tomate confit? 3 receitas deliciosas desse antepasto

Preparar uma mesa de tira gosto para fazer uma degustação de queijos, antepastos e aperitivos diversos, é uma ótima forma de reunir os amigos, não é mesmo? Que tal, então, aprender a preparar uma deliciosa receita de tomate confit? Cozido com bastante azeite, ervas frescas e temperos, o ele utiliza a antiga técnica culinária de confitar alimentos para intensificar o seu sabor natural. Nessa matéria, nós separamos 3 variações do antepasto para você preparar em casa e reunir toda a sua família!

1. Tomate confit simples

Fazer uma receita simples de confit de tomate é mais fácil do que parece. Basta separar uma boa quantidade azeite, alguns temperos clássicos, como o sal e a pimenta-do-reino, e uma assadeira grande.

Ingredientes

– 250 g de tomate cereja

– 1 xícara de azeite de oliva

– Tomilho fresco a gosto (ou alguma outra erva de sua preferência)

– Sal e pimenta-do-reino a gosto

Comece deixando o tomate debaixo da água corrente para higienizá-lo antes de começar a preparar a receita e, depois, seque bem com um papel toalha. Arrume os tomates na assadeira (sem retirar a casca, cortar ao meio ou remover as sementes), cubra com azeite e tempere com sal, pimenta-do-reino e tomilho fresco. Leve ao forno preaquecido a 140°C (ou em uma temperatura ainda menor, caso o seu forno permita) e cozinhe os tomates por pelo menos 1 hora e meia ou até eles ficarem murchos.

Obs.: Os tomates confitados ficam com o sabor ainda mais apurado de um dia para o outro! Nesse caso, você pode, por exemplo, guardá-los em um pote de vidro, colocar na geladeira e servir apenas no dia seguinte. Se quiser guardar na geladeira para consumir ao longo da semana, armazene o antepasto por no máximo 15 dias.

2. Tomate confit com manjericão, alho e outros temperos

Que tal acrescentar um pouco de alho, manjericão e outras ervas frescas para incrementar a receita de tomate confit?

Ingredientes

– 500 g de tomate cereja

– 100 ml de azeite de oliva

– 3 dentes de alho cortados em lâminas

– 1 colher (chá) de melado de cana (ou açúcar)

– 1 folha de louro

– Pimenta calabresa, pimenta-do-reino e sal a gosto

– Manjericão e outras ervas frescas a gosto

O passo a passo é basicamente o mesmo que o da receita anterior: primeiro, você deve lavar os tomates e arrumá-los sobre a assadeira (se quiser, pode cortá-los ao meio). Em seguida, despeje o azeite, acrescente o melado, o dente de alho laminado e distribua os temperos. Leve ao forno preaquecido a 140°C (ou em uma temperatura inferior) por aproximadamente 2 horas e meia (ou até eles murcharem), dando uma mexidinha no tomate quando tiver passado metade do tempo.

3. Tomate confit com tomate italiano

Embora o tomate cereja seja o tipo ideal do alimento para ser utilizado nessa receita, prepará-la com tomate italiano também é uma ótima forma de fazer o antepasto! Basta saber como tirar a pele do tomate e as suas sementes.

Ingredientes

– 3-5 tomates italianos

– 250 ml de azeite de oliva

– 3-4 dentes de alho cortado em lâminas

– Tomilho fresco a gosto

– Sal e pimenta-do-reino a gosto

Primeiro, faça um corte raso no formato de uma cruz na parte traseira do tomate e despeje-o em uma panela com água quente. Quando a pele do alimento começar a se soltar naturalmente, retire-o do recipiente e termine de puxar a pelinha com a ajuda de uma faca.

Em seguida, corte o alimento em 4 partes retirando a polpa e as sementes. Disponha-o sobre uma assadeira untada com azeite, despeje o restante por cima e acrescente o alho e os temperos. Por fim, basta levar ao forno preaquecido a 140°C por pelo menos 2 horas e meia.

Dica bônus: sirva o tomate confit com torradinhas, pães, saladas e massas

Para acompanhar o tomate confit, prepare a sua mesa de degustação com bastantes pães e torradinhas crocantes! Você também pode aproveitar a receita para incrementar diferentes tipos de massas, saladas e carnes grelhadas – basta usar a criatividade e combinar o confit de tomate com algum prato salgado.