Compulsão por doces pode gerar vício! Saiba identificar e acabar com o hábito
Você já parou para pensar no porquê de ser tão difícil resistir a um docinho? Seja torta, bolo, chocolate, brigadeiro ou qualquer receita cheia de açúcar – quanto mais doce ela estiver, maior é a tentação na maioria dos casos. O problema é que consumir esses alimentos em excesso pode causar uma espécie de “dependência” (vício) no organismo, fazendo com que a gente queira comer mais e mais. Para entender o que é a compulsão por doces e aprender a identificar e controlar esse hábito, nós conversamos com o nutrólogo Fernando Cerqueira e tiramos todas as dúvidas sobre o assunto. Confira a matéria!
Afinal, como identificar a compulsão por doces?
O consumo de doces está diretamente relacionado à sensação de bem-estar e prazer liberada pelo hormônio da serotonina! Depois que comemos um pedaço de chocolate, por exemplo, nosso corpo inibe sensações como ansiedade e tristeza e promove o bem-estar de maneira geral. No entanto, a presença do açúcar nesses alimentos pode acabar viciando o organismo, fazendo com que o nosso cérebro se torne dependente dessas sensações.
“A compulsão por doces é caracterizada quando a pessoa não consegue passar um dia sequer sem esse alimento. Apesar de ser saboroso, o doce em altas quantidades pode tornar-se um problema de saúde e levar à compulsão”, afirma o nutrólogo Fernando Cerqueira.
Mas em que momento o consumo excessivo de doces se transforma em um vício? Para o especialista, quando a pessoa torna-se dependente do alimento e precisa comê-lo mais de 2 ou 3 vezes ao dia para (talvez) satisfazer a vontade de doce, o comportamento compulsivo se inicia.
Para acabar com a compulsão por doces, investir em alimentos naturalmente doces pode ser uma boa alternativa
De acordo com o profissional, a melhor forma de controlar a compulsão por doces (quando ela já está estabelecida) é consultar um médico especialista, pois em alguns casos existe a necessidade de indicação de medicamentos. No entanto, algumas alternativas naturais por meio da alimentação podem ajudar a evitar o vício por doce.
Você pode, por exemplo, apostar em alimentos naturalmente adocicados para matar a vontade de consumir açúcar e preparar algumas receitas com eles. Para te ajudar nessa tarefa, o nutrólogo Fernando Cerqueira separou uma delas!
“Existem sim alternativas naturais para controlar o vício por doce. Dentre elas, por exemplo: corte rodelas de abacaxi e polvilhe com canela em pó. Depois, leve ao micro-ondas por 15 segundos. O abacaxi ficará com um sabor delicioso e a pessoa irá ingerir uma excelente fruta com canela em pó, que é um alimento termogênico. Isto significa que ela é capaz de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico”, sugere o nutrólogo.
Outras frutas frescas in natura ricas em frutose, como manga, maçã, banana e laranja, também são indicadas para amenizar a vontade do doce e evitar a compulsão. Além delas, alimentos ricos em fibras – como folhas verdes, cereais, legumes – e oleaginosas podem aumentar a sensação de saciedade e ajudar a diminuir a procura pelos docinhos.