Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Conheça a granadilla, fruta tropical colombiana similar ao maracujá
Guia Culinário 23/06/2020

Conheça a granadilla, fruta tropical colombiana similar ao maracujá

Conhecida como o maracujá da Colômbia ou apenas como “maracujá doce”, a granadilla é uma fruta tropical bem similar à fruta da paixão! Ela também pertence ao gênero Passiflora, possui a casca amarelada, redonda e escorregadia e tem uma polpa viscosa que apresenta um sabor doce e levemente azedo, típico das frutas cítricas. Para conhecer ainda mais sobre esse alimento e saber quais são os benefícios da granadilla, dá uma olhada na matéria!

Fruta é rica em vitaminas do complexo B

Uma das principais características da granadilla é o fato de ela ser composta por quatro vitaminas do complexo B! A combinação das vitaminas B1, B2, B3 e B9, faz com que a fruta seja uma excelente fonte de energia, contribua para o bom funcionamento do metabolismo e tenha uma ação antioxidante no corpo (inibindo o efeito negativo dos radicais livres).

Por ser do gênero Passiflora, o alimento também possui efeito calmante

Assim como o maracujá e outras frutas do gênero Passiflora, a granadilla também possui efeito calmante e é usada para diminuir os sintomas de estresse e ansiedade, muito comuns no dia a dia. Suas propriedades atuam principalmente no sistema nervoso central, agindo como um tranquilizante e relaxante muscular.

Fonte de ferro, granadilla pode ajudar a combater a anemia

Outro benefício da granadilla é que, por ser considerada uma fonte de ferro, a fruta pode ajudar a combater a anemia – uma doença grave e muito comum em pessoas que apresentam a deficiência do mineral. Ele ajuda a manter os níveis de hemoglobina em uma quantidade normal no organismo e melhora o fluxo sanguíneo do corpo.

Fruta conta com benefícios da vitamina K

Importante para a saúde dos ossos e principalmente para impedir o surgimento de hemorragias, a vitamina K é um nutriente abundante no maracujá colombiano. Consumir o alimento pode ser importante para prevenir tumores e doenças cardiovasculares, ajudando na coagulação do sangue e no processo de cicatrização do organismo.

Granadilla também possui propriedades diuréticas e digestivas

Além de todos os nutrientes da fruta, a granadilla também possui propriedades diuréticas e digestivas. Elas ajudam a eliminar a retenção de líquidos no corpo – da mesma forma que outros alimentos diuréticos como a melancia, o pepino e o abacaxi – e atuam como um estimulante digestivo, prevenindo problemas como constipação e intestino preso. Além de ajudar a controlar a acidez do estômago e a curar úlceras estomacais.