Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Conheça os benefícios do arroz integral para a saúde
Guia Culinário 07/12/2021

Conheça os benefícios do arroz integral para a saúde

O arroz integral é um ingrediente que não pode faltar na despensa de quem procura levar uma vida mais saudável. O cereal faz parte da rotina alimentar de milhões de pessoas, formando com o feijão a dupla mais amada dos brasileiros. Quando inserido em uma dieta equilibrada, o Arroz Integral Orgânico Taeq alimenta o corpo e promove benefícios para a saúde. Isso sem falar sabor e versatilidade do grão, que pode fazer parte de diferentes receitas, como o poke, por exemplo.

Arroz integral: calorias reduzidas e enorme valor nutritivo para alimentação diária

Cada 100 gramas de arroz integral contém 124 calorias. Essa é a quantidade média por refeição. Apesar de não ser uma valor elevado e o alimento ter um baixo índice glicêmico, são apenas 8 kcal a menos que o arroz branco. Então, por que a versão integral é considerada mais saudável e nutritiva? A gente explica!

O que de fato diferencia os dois tipos de arroz são os outros nutrientes que estão presentes no cereal integral. Por ter o grão inteiro e com casca, o arroz integral apresenta maior concentração de proteínas, fibras alimentares e minerais, como cálcio, ferro, fósforo e magnésio. As porções de vitaminas do complexo B e do tipo E também são maiores! No caso das fibras, a quantidade de carboidratos solúveis e insolúveis representa o dobro do valor em comparação com o tipo branco. Legal, né?

Benefícios do arroz integral para a saúde para o coração e da digestão

Não são poucos os benefícios do arroz integral, viu! Os grãos são responsáveis por equilibrar os níveis de colesterol e, principalmente, reduzir as taxas de LDL (gordura ruim) no sangue. Com a presença de magnésio em quantidades significativas no organismo, o ingrediente auxilia no relaxamento dos músculos e vasos sanguíneos e controla o ritmo dos batimentos cardíacos. Por isso, o cereal é conhecido como amigo do coração!

As fibras alimentares do ingrediente ainda estimulam o fluxo intestinal e promovem uma boa e completa digestão dos alimentos. Por serem consideradas carboidratos de lenta absorção, as fibras são digeridas de maneira lenta e fornecem energia prolongada entre as refeições. Sem falar que o arroz é ótimo para quem quer prevenir a prisão de ventre e câncer de cólon ou reto. Assim, o alimento oferece mais saúde para o coração e intestino!

Arroz integral: benefícios incluem também fortalecimento dos músculos e saúde do cérebro

Mais do que ajudar o coração, o magnésio atua diretamente na saúde do cérebro em conjunto com a vitamina E. Os nutrientes são fundamentais para a síntese de serotonina e o controle da quantidade de cálcio nos neurônios, por exemplo. As ações antioxidantes do cereal também combatem os radicais livres na corrente sanguínea e estimulam o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso.

Para quem gosta de treinar, é bom estar ciente dos efeitos do arroz integral para os músculos. Graças ao fósforo, o ingrediente é muito importante para o desenvolvimento de massa muscular, pois estimula a contração muscular e garante energia para os treinos. Por isso, é fundamental que o arroz integral esteja presente nas refeições principais do dia!

Aproveite o Arroz Integral Taeq para refeições diárias

Além de diversos benefícios, Arroz Integral Taeq também é fonte de sabor! Você pode utilizar o ingrediente para a alimentação diária e garantir um gostinho especial para as receitas em pouquíssimo tempo. Assim, é possível aproveitar os nutrientes presentes nos grãos e curtir um preparo para lá de delicioso. Tudo de bom!