Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Cranberry: conheça os benefícios da fruta para a saúde
Guia Culinário 12/01/2022

Cranberry: conheça os benefícios da fruta para a saúde

Também chamado de oxicoco, mirtilo-vermelho ou airela, o cranberry é uma fruta vermelha, pequena e redonda, de sabor agridoce que se destaca por ter um alto teor de fibras e vitaminas. Além de nutritiva, essa frutinha é bem versátil – pode ser consumida in natura, em forma de doces, sucos e outras receitas que são bem fáceis de incluir em todas as refeições do dia. Quer saber mais sobre o cranberry, para que serve e como incluí-lo no cardápio diário? É só continuar lendo!

Cranberry: benefícios da fruta para a saúde

Pertencente ao grupo das frutas vermelhas, o cranberry se destaca por ser rico em vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes para todos os sistemas do corpo. Quando consumida de forma regular, por exemplo, ela ajuda a dar um up na imunidade e pode compor receitas de sucos e saladas mais encorpados.

Tem alto teor de vitamina C, proantocianidina e outros agentes antioxidantes

O grande diferencial da fruta cranberry é que ela fornece uma quantidade grande de agentes antioxidantes: vitamina C, proantocianidina (substância que é 20 vezes mais potente que a vitamina E) e flavonóides que combatem a ação dos radicais livres. Esses nutrientes combatem a degeneração das células, previnem o envelhecimento precoce e problemas em outros tecidos do corpo.

Cranberry: fruta faz bem para a saúde do sistema cardiovascular

Você sabia que o cranberry é considerado um ótimo aliado para a saúde do coração? Isso porque ele apresenta uma forte ação antioxidante – isto é, previne inflamações nos vasos sanguíneos, ajuda a controlar os níveis de colesterol e, consequentemente, a evitar possíveis doenças cardíacas.

Fruta combate gripes, resfriados e possíveis infecções

Por ser rico em vitamina C e outros antioxidantes, essa frutinha também é fundamental para a imunidade. Ela ajuda a tratar gripes, resfriados, dores de garganta e deixa o organismo bem mais fortalecido e bem disposto para se recuperar de quadros inflamatórios. Para usufruir ao máximo dos nutrientes do cranberry, uma boa dica é consumi-lo in natura, preferencialmente recém-colhido do pé.

Fruta cranberry ajuda a tratar problemas no trato urinário

Outro diferencial do cranberry é que ele possui substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes que são fundamentais para a saúde do sistema urinário. Ele ajuda a prevenir infecções, auxilia no tratamento de incontinência urinária e ainda tem efeito diurético – isto é, ajuda a aumentar o fluxo de urina e a eliminar toxinas presentes no corpo. Por isso, uma boa dica é consumir essa fruta de manhã, ainda em jejum.

Cranberry: para que serve e como consumir a fruta no dia a dia

Útil para fortalecer a imunidade e tratar infecções, o cranberry é uma fruta que tem muitas utilidades e pode ser incluída em todas as refeições. Saiba como consumi-la de diferentes formas para não se enjoar no dia a dia:

Consuma fruta cranberry in natura ou em saladas coloridas

Caso você queira aproveitar o cranberry integralmente, o ideal é consumi-lo in natura (sem a adição de açúcares) ou incrementá-lo com outras frutas vermelhas, como morangos, amoras e framboesas. Uma boa dica é misturar as frutas com iogurte natural, granolas, sementes e oleaginosas, que têm um alto teor de fibras e gorduras boas (como ômega 3).

Que tal preparar sucos naturais e vitaminas com cranberry

Tomar suco de cranberry após as refeições ou no lanche da tarde é uma ótima forma de fortalecer o organismo. Por ser rica em vitamina C, essa fruta ajuda muito na absorção de ferro pelo organismo e também ajuda na hidratação do corpo.

Você também pode preparar vitaminas de cranberry com leite, aveia em flocos finos, mel ou até mesmo com um pouco de iogurte. Esse preparo é bem nutritivo, rico em cálcio, vitaminas e funciona como um café da manhã ou lanche da tarde bem prático. Tente inovar, adicionando outras frutas e especiarias à vitamina, que fica ainda mais saboroso!

Barra de nuts com cranberry e outras frutas é uma opção bem nutritiva para o lanche

Caso você queira um lanche prático para levar na bolsa ou comer após exercícios físicos, uma boa dica é apostar nas barrinhas de cereais, que têm alto teor de fibras (garantem mais saciedade), de vitaminas e minerais.

A barra de nuts com coco e cranberry, por exemplo, é bem docinha, saborosa e bastante rica em vitamina C, sendo ótima para comer de lanche ou até mesmo de sobremesa. Recorrer a essas barrinhas, inclusive, é uma boa forma de consumir frutas mais exóticas, como o cranberry.

Cranberry desidratado é um aperitivo com alto teor de vitaminas, minerais e frutose

Nada melhor do que frutas desidratadas – como damasco, uva passa e até mesmo cranberry – para matar a vontade de comer doce. Essas frutas têm um alto teor de frutose e, por isso, inclusive, devem ser consumidas com parcimônia. Elas também têm um teor ainda mais elevado de antioxidantes, vitaminas e outros nutrientes, sendo ótimas para matar a fome em situações mais emergenciais.