Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Dia Internacional do Yoga: 4 posições indicadas para iniciantes
Movimente-se 21/06/2021

Dia Internacional do Yoga: 4 posições indicadas para iniciantes

Você sabia que 21 de junho é o Dia Internacional do Yoga? Esta é uma atividade de origem indiana que oferece saúde ao corpo e à mente. O yoga é uma ferramenta integrativa que promove bem-estar e muita disposição para o organismo. Todos os tipos de corpo são bem-vindos! Já que este é um dia de comemoração, que tal descobrir algumas posições de yoga para iniciantes e começar a praticar? Veja as sugestões que trouxemos para você!

1. Postura da meia-lua (Ardha chandrasana)

A posição da meia-lua é uma ótima opção para iniciar a prática das posições de yoga. De pé e com os pés unidos, você vai realizar um alongamento lateral do tronco, levando os braços para cima e direcionando-os para o lado direito. Respire profundamente e mantenha a postura de 30 segundos a 1 minuto. Após isto, alterne o lado de alongamento.

Começar a prática com alongamento é importante, mas lembre-se de esticar apenas até onde conseguir, respeitando seu corpo! Este movimento ajuda a fortalecer o tronco e a flexibilizar os músculos da coluna. Para obter melhores resultados, indicamos também contrair os músculos do abdômen, coxas e quadris.

2. Postura do cachorro olhando para baixo (Adho mukha svanasana)

A postura do cachorro olhando para baixo é uma das clássicas posições do yoga. Fácil de ser reproduzida, você deve apoiar a base dos pés no chão com firmeza e as mãos à frente do corpo como um triângulo invertido. Enquanto estica os braços e empurra o tronco para baixo a fim de alongar a coluna, jogue o quadril para o alto. Mantenha a coluna reta, relaxe as tensões do corpo e aproveite o exercício!

A pose é responsável por aliviar as dores nas costas e promover saúde para os órgãos através de uma integração corpo-mente. Se o alongamento estiver muito intenso, você pode tirar o calcanhar do chão para sentir com menos intensidade a ativação das articulações.

3. Postura da criança (Balasana)

Esta é a posição perfeita para quem busca um alívio para a região lombar e também para toda a coluna! Para realizar a postura da criança, você deve ficar de joelhos e se debruçar sobre eles. Depois, encaixe o tronco entre as coxas e estique os braços à frente. Empurre as mãos no chão e sinta sua coluna alongar.

O balasana ajuda a descomprimir a pressão da lombar e alonga toda a coluna vertebral. Também estimula o bom funcionamento dos sistemas digestório e respiratório. Com o controle da respiração, perceba suas costas ampliarem na inspiração e logo diminuírem na expiração. O relaxamento do corpo é quase instantâneo!

4. Postura da borboleta (Baddha konasana)

A última da lista, mas não menos importante: a posição da borboleta! Para realizar o exercício, posicione as pernas com a união da base dos pés próximo ao corpo. Esta posição é perfeita para aumentar a flexibilidade dos músculos e articulações e ativar os membros inferiores.

O baddha konasana abre o quadril e alonga a virilha, além de favorecer também a coluna e os músculos das costas. Alongue ainda mais trazendo os pés para junto do corpo ou se debruce sobre as pernas. Lembre-se de respeitar os limites do seu corpo para evitar lesões!