Esportes com Q: 4 exercícios que começam com essa letra do alfabeto
Você já parou para pensar em quantas modalidades de esportes e exercícios são praticadas ao redor do mundo? Existem diversos jogos coletivos (como futebol, vôlei, basquete e outros bem conhecidos) até individuais (tênis, natação, atletismo etc.) que são bem dinâmicos, divertidos e benéficos tanto para garantir o bem-estar físico quanto o mental. E, para que você conheça melhor esse universo de jogos e treinos, nós separamos 4 esportes com a letra ‘Q’ que você precisa conhecer. Confira!
1. Queimada é um jogo popular em todo o Brasil
Praticada no Brasil todo, a queimada (ou queimado) é um jogo de equipe bem dinâmico que faz bastante sucesso no ambiente escolar. Dependendo da região, o esporte tende a mudar um pouco, mas a sua essência é bem simples: para começar, as pessoas se dividem em duas equipes (com o mesmo número de jogadores) e a área da brincadeira deve ser composta por um campo dividido ao meio por uma linha reta.
Cada grupo se posiciona em um lado do campo e nenhum jogador pode invadir a área do time adversário. O objetivo é arremessar uma bola para “queimar” (acertar) os jogadores adversários até não restar mais ninguém. Ou seja, é bastante emoção e adrenalina o tempo todo! Os participantes recém-queimados ficam em uma área específica (geralmente chamada de base, prisão ou cemitério) que fica atrás do campo do time adversário. O objetivo é que eles consigam escapar (e retornar ao campo de origem) queimando um outro jogador da equipe oposta. Bem simples, né?
Vale destacar que, embora tenha um funcionamento simples, a queimada tem outras regrinhas que variam de acordo com o local do Brasil. Existem, inclusive, versões mais elaboradas e dinâmicas da brincadeira – o dodgeball (conhecido nacionalmente como queimada maluca) é uma versão do jogo que utiliza duas ou mais bolas, que podem ser arremessadas concomitantemente. Esse tipo de queimada tende a ser bem mais agitada e exige ainda mais atenção dos jogadores. Ou seja, é ótima para desenvolver mais a concentração e agilidade do corpo.
2. Quendô (ou kendo) é uma arte marcial japonesa
Para quem não conhece, o quendô (ou kendo) é uma arte marcial japonesa que remete às técnicas de luta tradicionais dos antigos samurais (guerreiros da época do Japão feudal), utilizando espada de bambu na prática. Além de recuperar tradições japonesas importantes, esse esporte tem uma filosofia bem bonita, profunda e pode ser útil para quem quer evoluir espiritual/mentalmente e gosta de praticar lutas diferenciadas.
3. Quimbol é um esporte nacional criado em Piracicaba
Você sabia que existe um esporte brasileiro – criado em Piracicaba – que mistura as regras do vôlei e do tênis de quadra? Denominado quimbol, esse jogo é composto por duas equipes com 4 jogadores que se enfrentam em uma quadra de vôlei e utilizam raquetes para bater na bola e jogá-la para o campo adversário. As regras são bem semelhantes às do vôlei comum: é possível realizar até no máximo 3 passes para atravessar a bola para o outro lado. Vale a pena jogar ao menos uma vez!
4. Quadrathlon é composto por natação, canoagem, corrida e ciclismo
Se você faz parte do time que ama praticar diferentes modalidades de esportes, não pode deixar de conhecer melhor o quadrathlon – que consiste, basicamente, em um evento esportivo composto por natação, canoagem, corrida e ciclismo. As quatro disciplinas exigem um bom preparo físico e, em conjunto, formam um exercício bem completo e benéfico.