Farinha de mandioca engorda? Dicas para incluir o alimento na sua alimentação
Se perguntar se farinha de mandioca engorda é algo comum, já que a farofa feita com ela é um dos acompanhamentos mais tradicionais da culinária brasileira. A farinha de mandioca também pode ser consumida crua e entrar na receita de diferentes pratos, e a dúvida se torna ainda mais compreensível ao considerar que a mandioca é um vegetal rico em carboidratos, mesmo que tenha baixo índice glicêmico. Para conhecer a resposta desta pergunta e saber a melhor forma de consumir a farinha de mandioca, confira as dicas abaixo!
Afinal de contas, farinha de mandioca engorda?
Se esta é a sua principal dúvida, a resposta é: depende! A farinha de mandioca é um carboidrato benéfico. Isso significa que, se ela for consumida em quantidades moderadas e da maneira correta, ela garante diferentes vantagens para o organismo. Porém, se ela for ingerida com muita frequência em pratos ricos em gordura, como a farofa tradicional que leva bacon e manteiga ou margarina, ou combinada com alimentos que são gordurosos, a situação muda de figura. Nestes casos, a farinha de mandioca (ou farinha de mesa) pode, sim, contribuir para o processo de ganho de peso.
Qual é a forma mais saudável de comer farinha de mandioca no dia a dia?
Para conseguir manter a farinha de mandioca na sua dieta sem ganhar peso, a primeira coisa que deve ser monitorada é a quantidade: o ideal é consumir uma colher de sopa do alimento por dia, em uma das refeições principais – almoço ou no jantar.
Os pratos também devem ser balanceados: para um resultado satisfatório, é melhor que ela seja combinada com outros carboidratos complexos, alimentos ricos em fibras e proteínas vegetais ou animais. Estas opções equilibram a quantidade de nutrientes do prato e garantem a sensação de saciedade duradoura que beneficia o processo de perda de peso.
Mesmo que seu consumo precise ser controlado se a sua intenção é emagrecer, a farinha de mandioca é uma aliada das dietas para celíacos, já que não contém glúten. Por isso, ela pode substituir a farinha de trigo Taeq em receitas de pães, bolos, biscoitos e outros tipos de massa em geral. No caso de consumo em receitas, o ideal é buscar o equilíbrio: se você comer mais do que o recomendado em um dia, evite em outros e cuide da alimentação em geral.- a farinha de mandioca engorda, mas não precisa ser uma vilã.
Incluir a farinha de mandioca na dieta traz diferentes benefícios para o organismo
Entre as farinhas, a de mandioca é uma das opções mais saudáveis por não ser excessivamente processada, assim como acontece com a farinha de coco Taeq . Quando consumida dentro de uma dieta balanceada e saudável, ela é vantajosa para o corpo – assim como a forma natural da mandioca. Sua grande quantidade de fibras, por exemplo, otimiza o funcionamento do intestino e ajuda no controle dos níveis de glicose. Por ser um carboidrato complexo, ela fornece energia e melhora a disposição no dia a dia. Além disso, também ela conta com minerais que auxiliam no controle da pressão alta, otimizando a circulação.