Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Frutas com A: conheça aquelas batizadas com a primeira letra do alfabeto
Guia Culinário 03/12/2020

Frutas com A: conheça aquelas batizadas com a primeira letra do alfabeto

Sucos, smoothies, vitaminas, geleias, compotas, bolos, mousses, saladas e diferentes doces… São inúmeras as possibilidades de receitas que podem ser feitas com as frutas! Além de serem ótimas para fortalecer a imunidade (pois são ricas em vitaminas e antioxidantes), elas costumam ser refrescantes, ajudam a hidratar o corpo e a matar a vontade de comer doce no dia a dia. Para que você conheça melhor esse universo, nós preparamos uma lista de frutas com A bem nutritivas que merecem fazer parte do seu cardápio. Confira!

1. Abacaxi é uma fruta tropical rica em vitamina C

Nativo da América do Sul, o abacaxi é uma fruta tropical rica em antioxidantes e ótima para o preparo de sucos e drinks. Por ter um sabor mais ácido e conter grandes quantidades de vitamina C, ele se encaixa no grupo de frutas cítricas que melhoram significativamente a imunidade. Além disso, o abacaxi tem efeito diurético, auxilia na digestão, combate a anemia (pois aumenta a absorção de ferro) e pode ser um grande aliado de quem precisa perder peso. A nossa sugestão para variar no consumo da fruta é fazer sucos de abacaxi com hortelã e outros vegetais, bem como geleias e compotas que ficam deliciosas.

2. Abacate é versátil e rico em gorduras benéficas para o coração

Usada no preparo de receitas doces (vitaminas e mousses) e salgadas (como o guacamole), o abacate é um tipo de fruta que vem se popularizando cada vez mais no Brasil. Além de ser bem versátil e saboroso, esse vegetal tem alto teor de gorduras benéficas para o coração, fibras, vitaminas A, do complexo B, cálcio, fósforo, ferro e magnésio. Ao ser consumido a longo prazo, o abacate ajuda a reduzir o colesterol e a regular o intestino.

3. Acerola tem sabor ácido e é ótima para o preparo de sucos e geleias

Pequena, redonda, vermelhinha e de sabor ácido, a acerola é uma fruta cítrica que rende ótimas receitas de sucos e geleias. Ela se destaca por ter um alto teor de vitaminas A, B1, B6, C e minerais como potássio, ferro, cálcio e fósforo. Além de ser refrescante e nutritiva, ela fortalece o organismo contra gripes, resfriados, ajuda a tratar anemia e aumenta a produção de colágeno, combatendo o envelhecimento precoce.

4. Açaí é uma fruta amazônica fonte de fibras e antioxidantes

Tem coisa melhor que tomar um creme de açaí gelado (com topping de granola, se possível) nos dias mais quentes? Originário da Amazônia, o açaí é uma fruta rica em fibras, gorduras benéficas e antioxidantes (como as antocianinas) que ajudam a regular o intestino, fazem bem para a saúde da pele e fortalecem a imunidade. A nossa dica é passar a fazer mais vitaminas e sucos a partir dessa fruta no dia a dia.

5. Ameixa é rica em fibras solúveis que auxiliam na digestão

A ameixa é uma fruta com caroço de sabor doce (levemente ácido) que se destaca por auxiliar muito no processo de digestão. Além de ser fonte de fibras solúveis, que fazem bem para o intestino, ela fornece vitaminas A, B, C e K, que fortalecem a imunidade, melhoram a circulação sanguínea e o funcionamento do cérebro. A ameixa também é fonte de minerais importantes, como magnésio, zinco, ferro e cálcio.

6. Amora é uma fruta vermelha que melhora a saúde da pele e da imunidade

Pertencente ao grupo das frutas vermelhas, a amora tende a ser muito usada no preparo de doces, como bolos, geleias e mousses. Além de ser fonte de vitaminas C e E, ela é rica em compostos flavonoides que melhoram a pele e a imunidade. Além disso, essa frutinha é fonte de cálcio, ferro e fósforo, auxiliando na saúde dos ossos e do sistema circulatório.

7. Akee é uma fruta jamaicana que deve ser consumida bem madura

Você já ouviu falar no akee (ou ackee)? Considerado a fruta nacional da Jamaica, ele é tido como um alimento mais exótico, é rico em propriedades medicinais (como anti-inflamatórias e antioxidantes) e costuma ser usado para tratar disenteria (um tipo de gastroenterite) e conjuntivite. Além disso, essa fruta é fonte de proteínas e ferro, auxiliando nos sistemas circulatório e de defesa do corpo.

Vale destacar, no entanto, que só é recomendável comer a polpa do ackee (parte esbranquiçada que fica na base da semente) quando o fruto estiver bem maduro. Isso porque o akee verde libera a toxina hipoglicina, que pode causar vômitos, desconfortos abdominais e intoxicar o organismo quando consumido em excesso. Portanto, lembre-se de comer apenas a polpa e somente quando estiver madura, ok?

8. Abrunho é uma fruta usada na Espanha para o preparo de um licor tradicional

Redondo, pequeno e de cor azul escura (quase roxo), o abrunho é uma fruta semelhante à ameixa que tem sabor mais ácido e é super-refrescante! Ele se destaca por ter um alto teor de vitamina C e flavonoides que ajudam a fortalecer a imunidade. Além disso, o abrunho é fonte de substâncias anti-inflamatórias e até pode auxiliar no tratamento de infecções urinárias. No norte da Espanha, essa frutinha é muito usada para o preparo do pacharán – um tradicional licor da região.

Obs.: Existem outras frutas com A igualmente saborosas, saudáveis e que merecem fazer parte da sua alimentação, como a anona (também chamada de chirimoia), a araçá (de sabor semelhante ao da goiaba) e a alfarroba (um fruto que pode substituir o cacau). Que tal conhecer mais a fundo esse universo das frutas?