Frutas com O que você talvez não conheça, mas que valem a pena experimentar
Você já parou para experimentar algumas frutas exóticas? Além dos tipos mais conhecidos (como banana, morango, maçã, manga e mamão), existe um catálogo numeroso de frutas diferenciadas, bem saborosas e altamente nutritivas – ricas em vitaminas A, C, do complexo B e minerais importantes. Para que você conheça melhor esse grupo de alimentos, nós preparamos uma lista de frutas com O que talvez você não conheça, mas que são bem saborosas. Confira!
Oxicoco (ou cranberry) é rico em flavonoides, vitamina A, C e tem propriedades anti-inflamatórias
Mais conhecido como cranberry, o oxicoco é uma frutinha pequena, redonda e avermelhada de sabor ácido que se destaca por ter grande concentração de flavonoides (importantes antioxidantes). Ela é ótima para aumentar a imunidade – pois também tem alto teor de vitaminas A e C -, ajuda a eliminar as toxinas do corpo, a prevenir o envelhecimento precoce e contribui para a absorção do ferro pelo organismo. Ou seja, também ajuda a evitar problemas no sistema circulatório (como a anemia).
Além de ser consumido in natura, o oxicoco pode ser usado no preparo de geleias, sucos, vitaminas e doces diversos. Pertencente ao grupo das frutas vermelhas, ele também pode ser combinado com morangos, framboesas e amoras em receitas de doces diferenciados – fica uma delícia! Vale destacar que, além de ser conhecida como cranberry ou oxicoco, essa fruta recebe outros nomes, como arando-vermelho, airela e mirtilo-vermelho. Originária da América do Norte, essa frutinha é bastante popular nos Estados Unidos e no Canadá. Que tal tal incorporá-la à sua rotina de alimentação?
Orangelo é uma fruta híbrida riquíssima em vitaminas C, do complexo B e antioxidantes
Para quem não conhece, o orangelo é uma fruta híbrida originada a partir do cruzamento da laranja com a toranja – duas frutas cítricas bem saborosas, suculentas e ricas em vitaminas. De formato redondo, com casca laranja e polpa laranja-avermelhada, essa fruta é ótima para o preparo de sucos e também pode ser consumida in natura.
Em termos nutricionais, ela se destaca por ter grande concentração de vitaminas – em especial, as do complexo B e C, que são fundamentais para a saúde dos sistemas imunológico e nervoso. Além disso, essa fruta contém várias substâncias antioxidantes. Ou seja, ajuda a limpar o organismo, faz bem para a saúde da pele, dos cabelos e contribui para a prevenção do envelhecimento precoce.
Oiti é uma fruta típica do Nordeste brasileiro rica em fibras e vitaminas
Originária do sertão nordestino brasileiro, a oititica é uma árvore frutífera alta e com folhas ásperas que oferece vários benefícios à saúde. Seu fruto é chamado de oiti e, além de bem saboroso, ele é fonte de fibras e vitamina C – ou seja, faz bem para o sistema digestivo, imunológico, ajuda no controle do colesterol e do índice glicêmico.
Outro ponto interessante dessa fruta é que ela é rica em propriedades medicinais – por ter um alto teor de antioxidantes, por exemplo, ela apresenta ação anti-inflamatória e depurativa. De formato oval, o oiti assume uma coloração amarela-escura quando maduro e tem um sabor doce e adstringente. A partir de sua semente, inclusive, é extraído o óleo de oititica, que é utilizado na produção de tintas, vernizes, esmaltes e diversos outros produtos. Interessante, né? Vale destacar que, além de ser consumido in natura, o oiti pode ser usado no preparo de sucos, geleias e diferentes doces.
Ovo-de-galo é uma fruta nativa da Índia bem parecida com um ovo de galinha
Você já ouviu falar em uma fruta chamada ovo-de-galo? Nativa da Índia, ela começou a ser cultivada no Brasil na cidade de Holambra, no interior de São Paulo. Ela originária de uma planta conhecida como “pé-de-ovo”, que é pequena, contém espinhos e flores violetas. A parte curiosa do ovo-de-galo é que ele realmente é muito semelhante a um ovo comum (de galinha, por exemplo), devido ao seu formato oval e cor branca. No entanto, quando fica completamente madura, essa fruta atinge uma coloração de amarelo intenso e tem um sabor bem amargo. Fonte de fibras e vitaminas, o ovo-de-galo é muito indicado para o preparo de doces e sucos. Vale a pena experimentar!