Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Frutas para bebê: as melhores opções para a introdução alimentar do seu filho
Guia Culinário 29/08/2022

Frutas para bebê: as melhores opções para a introdução alimentar do seu filho

Depois de oferecer exclusivamente leite materno até os 6 meses de idade, chega a hora de começar a introdução alimentar do bebê. Como ainda é necessário evitar alimentos industrializados, processados e ricos em açúcar e gorduras, o ideal é começar pelas frutas. Para ajudar na sua organização, confira aqui embaixo quais são as melhores frutas para bebê de 6 meses e os benefícios de cada uma delas para o organismo na introdução alimentar.

Introdução alimentar: como começar a oferecer frutas para bebês?

No início, o ideal é oferecer uma variedade boa de frutas para o bebê. Assim, ele vai ter contato com sabores diferentes e começar a estabelecer as preferências pessoais (que vão mudar com o passar do tempo). No entanto, como esse vai ser o primeiro contato, também é bom trocar de fruta a cada dois ou três dias para observar se elas vão causar alergia na criança.

Para estimular a mastigação e o contato da criança com um novo tipo de alimentação, é bom começar com as frutas amassadas ou raspadas, como se fossem papinhas, sem nenhum ingrediente adicional. Sobre a quantidade, é necessário respeitar o apetite do bebê e parar de oferecer se ele negar, mas também controlar de acordo com o tamanho da fruta.

Banana

Uma das principais frutas na introdução alimentar dos 6 meses é a banana. Rica em potássio e vitaminas, ela é recomendada porque é fonte de energia e dá a sensação de saciedade. Além disso, como é doce, costuma agradar o paladar dos bebês. Mas vale o aviso: depois da fase de adaptação, ela deve ser intercalada com outras frutas, como laranja e mamão, porque pode causar constipação.

Laranja

A laranja lima, que é bem suave e, dificilmente, azeda, é uma ótima fonte de vitamina C e fibras para o bebê em introdução alimentar. Ela pode ser oferecida em pedaços grandes para estimular a mastigação, mas sempre com supervisão de um adulto para evitar que a criança engasgue.

Maçã

Assim como a banana, a maçã é uma fruta para bebê que faz sucesso. Ela deve ser oferecida raspada, já que é dura demais para o bebê que ainda não tem todos os dentes. Se quiser estimular o contato do bebê com o alimento, você pode cozinhar a maçã e oferecer em pedaços maiores. Aqui, os benefícios são as vitaminas B, C e E.

Pera

Outra fruta para bebê que também pode ser raspada é a pera. O sabor suave costuma fazer sucesso entre os bebês e ela também ajuda na digestão – pode ser uma opção para bebês que tendem a ficar constipados nessa fase de mudança alimentar. Se você escolher uma pera que não esteja tão dura, ela também pode ser oferecida em pedaços ao bebê.

Mamão

Uma das primeiras opções de frutas para bebê na introdução alimentar, o mamão também faz sucesso por ser fácil de mastigar e ter o gosto doce. Ele também ajuda na constipação por ser fonte de fibras. Pode ser oferecido amassado ou em pedaços.

Melão

Opção de fruta para os dias de mais calor por causa da alta quantidade de água em sua composição é o melão. Como tem o formato maior, também é uma boa fruta para o bebê explorar e conhecer novas texturas de alimentos com as mãos. Ele é rico em vitaminas A e C e também tem o gostinho doce que faz sucesso entre os pequenos.

Manga

Rica em ferro, a manga também pode ser uma ótima opção de fruta para o bebê. Na hora de oferecer, o ideal é que ela esteja amassadinha e sem fiapos, principalmente no início da introdução alimentar. Você também pode experimentar entregar uma manga pequena inteira para o bebê chupar depois que ele se acostumar com o sabor.