Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Gastrite: Como evitá-la através de uma boa alimentação? Veja 10 dicas
Guia Culinário 19/04/2016

Gastrite: Como evitá-la através de uma boa alimentação? Veja 10 dicas

Integrante daquele grupo de doenças que deixam qualquer um para baixo, a gastrite pode ser evitada com a alimentação certa. Se você já tem ou está começando a sentir os sintomas dessa inflamação que atinge boa parte da nossa população, confira as alternativas que a nutricionista Paola Lisbôa separou para nos ajudar a proteger o estômago.

Os principais sintomas de alguém que está com gastrite são: dores na boca do estômago, sensação de bola na garganta, náuseas, vômitos, demora na digestão, arrotos frequentes e queimações que surgem no estômago logo após as refeições. Esses são sinais de que o revestimento do estômago está inflamado e que está na hora de visitar o médico.

O diagnóstico da gastrite é feito através daquele conhecido exame de endoscopia digestiva, quando um tubo é inserido pela garganta para visualizar as paredes internas do estômago. É bom lembrar que a procura por um gastroenterologista não deve ser deixada para a última hora porque, tanto o tratamento que é feito com antibióticos, quanto o da alimentação mais saudável, precisa ser feito o mais rápido possível para que o quadro não se agrave.

Confira 10 dicas para evitar a gastrite através da alimentação

1- Evite alimentos ácidos como, por exemplo, refrigerantes, sucos e produtos industrializados. “O consumo de limão é recomendado porque, apesar de ser considerado um alimento ácido, quando entra em contato com organismo ele se torna alcalino. É por isso que consumir água com limão em jejum é uma ótima opção”, indica a nutricionista Paola Lisbôa, que também faz questão de deixar claro que é preciso procurar um nutricionista para saber mais sobre essa recomendação.

2- Prefira os alimentos integrais. Os produtos que contêm farinha branca possuem um alto nível de açúcar e deixam o organismo ácido, influenciando na perda de minerais essenciais para a saúde do estômago.

3- Não fique muitas horas sem comer. O ideal é se alimentar de três em três horas, algo que evita o acúmulo de suco gástrico no estômago.

4- Evite alimentos muito gordurosos e carne vermelha: eles exigem mais do seu estômago para serem digeridos.

5- Evite o uso de bebidas alcoólicas e bebidas a base de cafeína: esses produtos devem ser excluídos na fase da crise para não agravar o problema.

6- Coma devagar e mastigue bem os alimentos para poder exigir menos do seu estômago na hora da digestão.

7- Consuma alimentos com poderes cicatrizantes como couve, hortelã e gengibre.

8- Consuma vegetais e frutas cruas em abundância.

9- Tome bastante água nos intervalos das refeições.

10- Utilize na culinária algumas ervas terapêuticas como alecrim e aloe vera.