Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Golden milk: o que é e como preparar a receita
Guia Culinário 21/12/2022

Golden milk: o que é e como preparar a receita

Uma mistura de leite e especiarias, o golden milk faz sucesso por seus benefícios nutritivos e funcionais para o organismo. Além de ser fácil de fazer, ele pode ser consumido em diferentes momentos do dia, como no café da manhã, no lanche da tarde e, até mesmo, antes de dormir. Outro ponto positivo da bebida é que ela pode ser preparada com qualquer tipo de leite, ou seja: os benefícios também são garantidos para quem não pode consumir a lactose tradicional ou para quem prefere incluir na dieta opções com o percentual de gordura mais baixo que o do leite integral. Conheça mais sobre o golden milk e inclua a bebida na sua dieta!

O golden milk é tradicional na Índia e faz parte da medicina Ayurveda

A medicina Ayurveda nasceu na Índia e considera que diferentes tipos de doenças podem ser evitadas se o organismo se mantiver em equilíbrio. A alimentação é um desses pilares e é daí que o golden milk surgiu. Cientificamente, a Ayurveda é considerada uma terapia complementar e ajuda no tratamento convencional de diferentes condições, como ansiedade, depressão, inflamações, diabetes, pressão alta e outras. Não é possível afirmar que ela é curativa, mas como estimula um estilo de vida saudável e controlado, a Ayurveda certamente trás benefícios para o organismo.

Benefícios de incluir o golden milk na rotina alimentar

Um dos principais ingredientes na receita de golden milk é a cúrcuma (ou açafrão da terra), responsável pela coloração amarelada que dá o nome à bebida. Ela tem propriedades anti-inflamatórias, termogênicas, antioxidantes e analgésicas e um sabor característico que agrada quem gosta de especiarias orientais. Outro ingrediente que não pode faltar é a pimenta do reino, que, além de ter benefícios parecidos com os da cúrcuma, facilita a absorção dos componentes de outras especiarias pelo organismo. Além deles, o golden milk também leva gengibre, canela e cardamomo e pode ser adoçado com mel ou melado de cana. Por isso, pode ajudar no processo de emagrecimento por acelerar o metabolismo, fortalece o sistema imunológico, os ossos, é uma arma contra a anemia e, entre outras vantagens, melhora o fluxo intestinal. Isso tudo, é claro, quando o consumo do golden milk é aliado a uma rotina alimentar balanceada e saudável.

Golden milk: receita tradicional leva cúrcuma, pimenta do reino e gengibre

A receita de golden milk é uma das principais vantagens da bebida, já que é prática, fácil de preparar e pode ser adaptada ao seu gosto pessoal. Começando pelo leite, que pode ser tradicional, sem lactose ou, até mesmo, um leite vegetal. A quantidade das especiarias também é variável, mas o ideal é seguir a proporção de uma colher de café de cúrcuma e gengibre em pó para um copo de 400 ml de leite e uma pitada de pimenta, cardamomo e canela, que têm o sabor bem forte. O melado de cana deve ser medido a gosto, mas sem exageros – uma ou duas colheres de sopa costumam ser o suficiente para adoçar.

Na hora de fazer, não há mistério: basta misturar todos os ingredientes, levá-los ao fogo médio e esperar ferver. Para consumir, o ideal é que seja quente.