Ingredientes que você não deve pesar a mão na hora de preparar as refeições
Cozinheiros experientes costumam saber exatamente o quanto colocar de cada ingrediente para que o sabor fique do jeitinho que eles queriam. O problema é que, no hábito, muitos acabam nem questionando se estão usando uma quantidade exagerada de algum ingrediente. Embora um pouco a mais ou a menos não seja um grande problema de fato, pesar a mão em alguns pode ser prejudicial para a sua saúde. Por isso, nós listamos alguns que você deve ter mais atenção na hora de preparar as refeições. Dá uma olhada:
Sal em excesso pode gerar hipertensão
O primeiro da lista é possivelmente o que os brasileiros mais pesam a mão na hora de preparar a comida. Afinal, em tudo colocamos sal. O problema é que os alimentos que preparamos muitas vezes já possuem sódio, o que faz com que a gente consuma muito mais o nutriente que o necessário. Tudo bem, mas o que isso significa? Simples: sódio demais pode causar hipertensão e doenças cardiovasculares de uma maneira geral. Por isso, o ideal é consumir apenas 2 gramas de sal por dia, e isso inclui o presente em outros alimentos, especialmente os industrializados – campeões de sódio. Claro que não é para cortar o ingrediente de vez, apenas passar a utilizá-lo com mais parcimônia.
Farinha refinada eleva o índice glicêmico
A farinha refinada também está muito presente na dieta de brasileiros, ainda mais porque, assim como o sal, é usada no preparo de diversos alimentos. Celíacos, claro, não podem consumi-la, mas todos que estão fora desse grupo alimentar com frequência exageram na quantidade de farinha na hora de preparar um prato, seja ele salgado ou doce. O problema é que ela é rica em carboidrato, que em excesso faz mal, já que eleva o elevar o índice glicêmico. Explicando rapidamente, produtos refinados retiram muita fibra da matriz do alimento. Por isso, o carboidrato fica mais “disponível”, e isso faz o índice glicêmico aumentar. Também é bom lembrar que esse índice está relacionado com a diabetes e com a síndrome metabólica, e portanto não deve ser consumido em excesso. Por isso, prefira sempre a farinha integral.
Açúcar mascavo é melhor que o refinado e o demerara, mas ainda assim pode gerar diabetes
Sim, você não leu errado, estamos falando do açúcar mascavo. Isso porque, embora ele seja muito mais saudável que o refinado ou mesmo o demerara ainda assim continua se tratando de um açúcar, e por isso deve ser usado com cautela. Outro fator que merece atenção é que muitas pessoas acabam usando o açúcar mascavo em quantidades maiores que o refinado porque ele não é tão doce, e por isso tentam compensar a diferença pesando a mão no seu uso. Lembrando que o açúcar, além de ser um fator que contribui para a obesidade, também pode gerar a diabetes, e por isso seu consumo deve ser reduzido ao máximo.
Óleo vegetal não necessariamente é mais saudável
Por fim, temos o óleo vegetal, outro ingrediente muito utilizado no preparo das refeições. Embora ele ajude a reduzir o colesterol ruim, ao ser submetido a altas temperaturas pode acabar causando mais malefícios que benefícios. Isso porque, nesse momento, ele gera uma uma substância chamada acroleina, que por sua vez acelera o envelhecimento e está associada a alguns tipos de câncer. Por isso, nem sempre a gordura saturada, que é animal, deve ser vista como vilã, já que nesses casos ela é mais indicada que a insaturada.