Inhame ou batata-doce? Descubra se vale a pena manter os dois na dieta
Inhame e batata-doce: duas raízes facilmente encontradas em feiras e supermercados, frequentemente confundidas e de muito valor nutritivo! Se alguma delas ainda não faz parte da sua alimentação, essa é a hora de mudar isso. Pertencentes à categoria dos tubérculos, ambos os alimentos são ricos em carboidratos, mas apresentam diferenças no valor nutricional e na quantidade de calorias. E se você leu até aqui pensando que encontraria motivos para consumir mais um alimento do que o outro, não se engane – os dois são poderosíssimos para a saúde e têm benefícios únicos. Confira!
Aposte nos dois alimentos para ter uma refeição completa e rica em nutrientes
Além de serem fontes de fibras, vitaminas e minerais, a batata-doce e o inhame apresentam particularidades incríveis para o organismo. Ambos fazem parte dos carboidratos complexos e são uma alternativa saudável aos que precisam consumir o nutriente sem que o nível de glicose no sangue se altere rapidamente – ou seja, são alimentos de baixo nível glicêmico.
E o melhor de tudo é que eles também são extremamente versáteis na cozinha! Ficam deliciosos se forem assados, cozidos, fritos (ainda mais com um pouco de alho, alecrim e óleo de coco sem sabor), preparados como um purê ou até compondo um prato de massa – a batata-doce é perfeita para fazer nhoques e o clássico molho branco fica ainda melhor se preparado com um inhame fresco.
Inhame é rico em vitaminas do complexo B, antioxidantes e um pouco menos calórico
Por ter uma alta concentração das vitaminas B6 (piridoxina) e B9 (ácido fólico), o inhame é um grande aliado do sistema cardiovascular. Além disso, garante o bom funcionamento do sistema digestivo, auxilia no fortalecimento da imunidade e evita anemias. Ele também é especialmente indicado para mulheres gestantes que estão no início da gravidez, já que, graças ao ácido fólico, previne uma má formação no tubo neural do bebê.
O tubérculo também conta com dois agentes antioxidantes em sua composição: o betacaroteno e a vitamina C. Essas substâncias impedem a ação de radicais livres no corpo, umas das causas para o desenvolvimento do câncer. Já quanto ao valor calórico, 100 gramas desse alimento apresentam 97 calorias e a mesma quantidade de batata-doce apresenta 118. A diferença já é pequena, mas se comparada com os benefícios de ambos, fica menor ainda!
Batata-doce é o alimento perfeito para os que desejam ganhar massa muscular
Muito associada à dietas esportivas – para aumentar as performances de atletas -, a batata-doce é super indicada para potencializar o treino dos que praticam atividades físicas. Ela é uma excelente fonte de energia e de disposição para a rotina do dia a dia e está entre um dos alimentos preferidos para auxiliar no ganho de massa muscular!
Entre os seus compostos também é possível encontrar ômega 3, vitaminas A, B, C, K e E, ácidos graxos, minerais – como magnésio, potássio, cálcio, fósforo e ferro – e fibras solúveis. Além de, assim como o inhame, é ótima para melhorar o funcionamento do sistema digestivo e reforçar a imunidade.
Como você deve ter percebido, tanto o inhame quanto a batata-doce são alimentos muito nutritivos, e por isso vale a pena manter os dois de forma equilibrada na dieta. Assim, você soma os benefícios de ambos e passa a ter uma refeição muito mais saborosa e saudável!