Kombucha: 5 mitos e verdades sobre essa bebida
Preparado a partir da fermentação do chá verde, chá preto ou mate, o kombucha é uma bebida gaseificada que possui muitas propriedades medicinais, mas já foi alvo de uma série de mitos e inverdades em relação ao seu consumo. As dúvidas incluem desde questões relacionadas ao emagrecimento, como se kombucha emagrece, aos possíveis malefícios desse consumo. Será que o kombucha faz mal para os rins? Ou será que o kombucha tem álcool? A seguir, veja 5 mitos e verdades sobre essa bebida!
1. Kombucha pode ser considerada uma bebida energética? Verdade!
O kombucha é o resultado da fermentação de diferentes tipos de chás e, por isso, tem uma pequena quantidade de cafeína em sua composição. A bebida possui um efeito estimulante que faz com que o organismo produza energia, podendo, sim, ser considerada um tipo de energético orgânico. Também é fonte de probióticos, que ajudam a equilibrar a flora intestinal, e possui propriedades desintoxicantes.
2. Kombucha emagrece? Verdade! A bebida estimula o metabolismo e, como consequência, pode acabar ajudando no emagrecimento
Nenhum alimento, por si só, emagrece. No entanto, é verdade que o kombucha tem propriedades que estimulam o funcionamento mais acelerado do metabolismo, o que acaba favorecendo a queima de calorias. O kombucha também pode ser considerado uma bebida detox, que elimina as toxinas do organismo e desincha o corpo, causando a sensação de emagrecimento.
3. Kombucha tem álcool? Depende!
O kombucha foi reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como uma bebida não alcoólica por possuir menos de 0,5% de teor alcoólico. Ainda assim, seu processo de fermentação precisa ser controlado e pode aumentar o teor de álcool caso não seja feito da forma certa.
Em Taeq, os sabores dessa bebida gaseificada são variados e todos estão dentro dos limites permitidos pelo MAPA, incluindo a Kombucha de tangerina Taeq, a Kombucha de gengibre Taeq e a Kombucha de uva Taeq.
4. Kombucha: perigos relacionados a essa bebida realmente procedem? Depende!
Muitas pessoas questionam se consumir o kombucha pode causar algum malefício à saúde e a resposta é que, assim como na questão anterior (sobre o teor alcoólico), essa bebida gaseificada deve ser produzida da forma certa. É importante adquirir o produto somente a partir de fornecedores que você realmente confia.
Além disso, beber kombucha exageradamente também pode desencadear alguns problemas, como reações alérgicas e desequilíbrios da flora intestinal – mas isso só acontece se o consumo for excessivo.
5. Kombucha faz mal para os rins? MITO!
Assim como outros alimentos detox, o kombucha tem propriedades diuréticas que acabam influenciando o funcionamento dos rins positivamente. Seu consumo não prejudica o organismo nesse sentido, mas tomar a bebida em excesso pode acabar acarretando problemas.
Agora que você já sabe quais são os mitos e as verdades relacionados ao kombucha, que tal aprender a incluir essa bebida na sua rotina? Veja mais dicas clicando aqui!