Legumes escovados: o que são e quais as suas diferenças para os tradicionais
Você já ouviu falar nos legumes escovados? Com relação aos alimentos tradicionais, eles têm um diferencial bem interessante: vêm levemente cobertos de terra, pois não passam pelo processo de limpeza feito pelos produtores. Ou seja, esses legumes passarão pela primeira lavagem apenas na casa do consumidor. Por serem lavados apenas uma vez, eles não perdem nutrientes e, por isso, também são mais benéficos à saúde. Quer aprender mais sobre essa categoria de alimentos? É só continuar lendo!
Alimentos escovados são mais sustentáveis
Além de mais nutritivos, os legumes escovados também são considerados mais sustentáveis. Isso porque eles são lavados apenas uma vez, o que garante uma boa economia de água. Como a produção de alimentos é feita em grande escala (com grandes estoques de legumes, verduras, frutas etc.), esse diferencial realmente causa um impacto positivo no meio ambiente, reduzindo significativamente os gastos com água. Fica por conta de cada um realizar a lavagem dos alimentos em casa, de forma caprichada. Vale lembrar que o ideal é lavar os alimentos apenas na hora do preparo, pois assim os nutrientes são conservados por mais tempo.
Legumes escovados têm maior vida útil
Outro aspecto muito positivo dos legumes escovados é que eles têm maior durabilidade. Como são conservados nas mesmas condições que se encontram após a colheita (inclusive, com resquícios de terra em volta), eles ficam mais protegidos contra a umidade e outros fatores externos. Nessas condições, alimentos como a batata e a cenoura podem ter uma validade até quatro vezes maior. Ou seja, você pode comprar os vegetais em maiores quantidades e guardá-los em casa por mais tempo, sem correr o risco de eles estragarem. Basta que você realize a lavagem apenas na hora de cozinhar – assim não tem erro!
São mais baratos que os alimentos ‘lavados’
Como não passam pelo processo de lavagem, os alimentos escovados também têm um custo menor de produção. Ou seja, eles chegam a um preço mais barato nos mercados e feiras. No entanto, por falta de informação, muitas pessoas cometem o equívoco de julgar os legumes escovados como “inferiores” aos tradicionais. No entanto, em termos nutritivos isso é justamente o contrário – quando não são lavados, os alimentos conservam melhor suas propriedades benéficas. Vale ressaltar que, apesar de não passarem pelo processo de limpeza na água, esses legumes são levemente escovados após a colheita, de modo que também estão limpos.
Produtos orgânicos escovados são ainda mais benéficos
Se você está buscando um alimento 100% saudável, saboroso e bem nutritivo, a principal dica é recorrer aos legumes orgânicos e escovados. Além de serem produzidos sem o uso de agrotóxicos (que são produtos químicos maléficos ao organismo), eles são mais sustentáveis e nutritivos, por conta dos processos de plantio e colheita diferenciados. Para quem está procurando uma alternativa mais saudável para a alimentação do dia a dia, recorrer a esses alimentos é a principal dica!