Levedo de cerveja: conheça os benefícios e como consumir com alimentos
O levedo de cerveja é um fermento natural que, se consumido corretamente, pode trazer diversos benefícios para a saúde, como ganho de massa muscular e fortalecimento do sistema imunológico. Acompanhe o texto e saiba mais sobre o que é o levedo, para que serve, o seu valor nutricional, contraindicação e como usá-lo no seu dia a dia.
O que é levedo de cerveja e para que serve?
O levedo de cerveja, também conhecido como levedura de cerveja, é um fermento natural proveniente do fungo inativo Saccharomyces Cerevisiae, que possui um sabor meio amargo e cor amarelo-acastanhada.
Traz em sua composição grandes quantidades de vitamina do complexo B, minerais – como cobre, zinco, selênio e ferro – e proteínas, os quais promovem diversos benefícios para a saúde. Nesse sentido, o fermento serve para garantir a suplementação diária de tais nutrientes, que são fundamentais para manter o bom funcionamento do corpo humano.
Quais são os benefícios do levedo de cerveja?
O levedo de cerveja é uma fonte rica de nutrientes e, por isso, promove uma série de vantagens para a saúde. Conheça a seguir algumas delas:
1. Ajuda no funcionamento do intestino
Graças à fibra beta-glucana, o levedo atua na melhora do fluxo intestinal, facilitando a eliminação das fezes. Também ajuda a manter a flora intestinal, sendo muito bom para pessoas que apresentam problemas, como:
- diarreia;
- prisão de ventre;
- intolerância à lactose.
2. Fornece boas quantidades de proteínas
Como tem grande quantidade de proteínas, é, portanto, uma ótima alternativa de suplementação para os veganos e vegetarianos.
3. Contribui na prevenção do diabetes
O levedo traz em sua composição também grande quantidade de cromo – mineral responsável por melhorar as células da insulina – e fibras que ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, atuando diretamente na prevenção do diabetes.
4. Fortalece o sistema imunológico
Com as vitaminas do complexo B e os minerais presentes em sua formação, atua no fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo contra o aparecimento de doenças, como gripe, alergia, entre outros.
5. Regula os níveis de colesterol ruim
Graças à beta glucana, o levedo atua na diminuição de colesterol, promovendo assim uma melhor regulação dos níveis de colesterol “ruim” no sangue.
6. Melhora a saúde da pele, do cabelo e das unhas
Por causa das vitaminas do complexo B – principalmente a biotina (B7) –, o suplemento é muito indicado para melhorar a saúde da pele, cabelo e unhas.
7. Ajuda no emagrecimento
Graças a grandes quantidades de fibras e proteínas, o levedo promove o aumento da saciedade, reduzindo a fome durante o dia. Isso contribui para o processo de emagrecimento.
8. Auxilia no ganho de massa muscular
Em virtudes de quantidade de carboidratos e proteínas, o levedo de cerveja estimula o ganho de massa muscular. Além dos minerais que atuam diretamente na contração e formação dos tecidos dos músculos.
9. Reduz o cansaço físico e mental
Devido também à alta quantidade de carboidratos e proteínas, esse suplemento nutricional promove maior disposição física e mental, reduzindo o cansaço e a falta de energia.
Qual é o valor nutricional do levedo de cerveja?
Com base na tabela nutricional disponibilizada no livro do IBGE, pelo Ministério da Saúde, o valor nutricional referente a 100 gramas de levedo de cerveja é:
- calorias: 170 kcal;
- proteína: 16,20 g;
- lipídios: 1,30 g;
- carboidratos: 28,10 g;
- fibra: 11,50 g.
O levedo de cerveja engorda?
Não. O levedo de cerveja não engorda, visto que ele possui baixo teor de gordura e de calorias. Contudo, para quem deseja perder peso, o indicado é não só consumir o suplemento nutricional, como também ingerir alimentos balanceados e realizar atividades físicas regularmente.
Levedura de cerveja limpa o sangue?
Não. Na verdade, não há evidências científicas de que a levedura de cerveja limpa o sangue. O que acontece é que, pelo fato de ela ser rica em nutrientes, acaba promovendo um bom funcionamento do sistema circulatório. Além disso, o levedo também auxilia na desintoxicação do organismo, eliminando as impurezas.
Quando tomar o levedo de cerveja?
A depender do objetivo do uso, o levedo de cerveja pode ser consumido antes, durante ou depois das refeições. Quem quer perder peso, por exemplo, o ideal é ingerir o suplemento meia hora antes da refeição. Isso porque a levedura possui muitas fibras e proteínas que ajudam a aumentar a sensação de saciedade.
Porém, é importante frisar que o mais indicado é que a pessoa busque orientação de um nutricionista para que o profissional possa definir, a partir das necessidades específicas do paciente, qual a melhor forma de este consumir o levedo de cerveja.
Como tomar o levedo de cerveja?
O levedo de cerveja pode ser consumido em pó ou flocos. Nesse caso, acrescenta-se de uma a duas colheres de sopa em preparo de:
E também pode ser consumido na forma de pastilhas ou cápsulas – o recomendado é de até seis cápsulas por dia.
Entretanto, para saber como inserir o levedo de cerveja na rotina, é preciso que um profissional avalie o paciente e oriente a quantidade e melhor horário de consumo do produto.
Afinal, apesar de ser um suplemento natural, a levedura é contraindicada para alguns casos e o seu uso excessivo pode gerar problemas gastrointestinais, como gases, diarreia, náuseas, etc.
Qual é a contraindicação do levedo de cerveja?
O levedo de cerveja é contraindicado para alguns casos. Por exemplo:
- pessoas com diabetes, pois o uso do levedo pode reduzir a glicemia;
- quem utiliza remédios inibidores, já que a interação do medicamento com o levedo pode levar a uma crise hipertensiva;
- pessoas que possuem problemas renais, pois o alto teor de nucleotídeos do suplemento pode agravar o caso;
- mulheres grávidas e lactantes devem utilizar com cautela o produto;
- quem tem alergia ao levedo de cerveja.
O levedo de cerveja é um fermento natural que traz diversos benefícios para saúde, mas, para aproveitar melhor esse suplemento, é importante que você não deixe de buscar orientação médica e alie o consumo do levedo a uma alimentação balanceada e uma prática de exercício regular. Dessa forma, não tem erro!